São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carga horária será diferente

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os estudantes de 2º grau poderão iniciar o próximo ano em uma escola totalmente diferente daquela com que estão acostumados.
As disciplinas e conteúdos obrigatórios para todo o país deverão compor cerca de 60% da carga horária, de acordo com o plano do MEC. Outros 15% serão definidos pelos Estados.
Os 25% restantes serão variáveis de acordo com a opção do aluno. Uma escola poderá oferecer um pacote de disciplinas optativas diferente das outras, desde que seja aprovado oficialmente.
Para as redes públicas, será possível ter, por exemplo, um grande centro para estudo de línguas, outro de artes ou de música, atendendo a diversas escolas.
Para as escolas particulares, essa mudança tornará oficial algo que elas já fazem hoje de maneira irregular: a divisão das turmas com ênfase em ciências exatas, humanas ou biológicas.
Módulos
O currículo obrigatório também terá uma liberdade maior de aplicação. Poderá ser ensinado em módulos -uma semana só com aulas de matemática, por exemplo.
Isso poderá resolver a falta de professores especializados em determinadas regiões do país. Eles poderão percorrer diversas cidades ao longo do ano.
Quem precisar mudar de escola no meio do ano, porém, tende a ser prejudicado por esse conjunto de mudanças no 2º grau que o MEC está finalizando.
(PSP)

Texto Anterior: MEC separa profissionalizante do 2º grau
Próximo Texto: Latas ameaçam luta contra a dengue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.