São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997 |
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Perfil do comércio entre Nafta e Mercosul
DOS EUA Antecipar as negociações da Alca para 2005Maior rapidez na definição do cronograma de redução tarifária Assinatura de acordos de país a país e rejeição às negociações entre blocos econômicos Negociar as reduções tarifárias mesmo sem contar com o "fast track", o instrumento que tiraria do Congresso norte-americano o poder de alterar acordos fechados Garantir ao mundo que a Alca é, na verdade, a expansão do Nafta, o acordo de livre comércio entre EUA, Canadá e México Iniciar a implementação da Alca somente depois de 2005 Não quer rapidez nas negociações para ganhar tempo para o aprofundamento do Mercosul, os ajustes econômicos internos e a definição de reformas e política industrial Quer se apresentar às negociações como um bloco. Aceita discutir com países, mas prefere os acordos com os outros blocos do continente Não quer iniciar negociações com os EUA antes de o Congresso norte-americano conceder o "fast track" ao seu Poder Executivo Rejeita a idéia da Alca como extensão do Nafta Alca vai reunir 34 países do continente, formando uma área de livre comércio O que temem Os EUA A implementação mas lenta da Alca, que pode dar tempo para o Mercosul fortalecer a produção O avanço dos acordos de livre comércio entre o Mercosul e os países vizinhos A perda da liderança no processo de negociação da Alca O aumento das pressões para a eliminação das barreiras e para a redução tarifária O Mercosul A vitória da proposta norte-americana pode antecipar o cronograma de negociações Avançar na redução de tarifas e eliminação de barreiras, mas não conseguir a contrapartida equivalente dos EUA Não contar com tempo e dinheiro necessários para reestruturar os setores produtivos Fonte: Secretaria de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior do Itamaraty, com base em dados fornecidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) Texto Anterior: Comércio no Mercosul tende à estabilidade Próximo Texto: Latinos querem impor diferenças Índice |
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