São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Boom!', mercado de HQs explode no país

PEDRO CIRNE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A onomatopéia que representa o som das explosões nas histórias em quadrinhos está também ilustrando o que está acontecendo no mercado brasileiro de HQs.
Em números, o "boom" pode ser assim expresso: mais de 30 novos títulos, entre revistas mensais, minisséries e edições especiais, estão programados para chegar às bancas até o final do ano.
Segundo Pedro Bahia, um dos fundadores da R Editorial, esse "boom" surge da grande quantidade de gêneros não cobertos pelas revistas publicadas no Brasil.
Títulos e mais títulos
Uma das primeiras revistas mensais a chegar às mãos dos leitores é "Fator X", da Abril.
A editora tem seu lançamento programado para 26 de março. Será seu quarto título dedicado aos heróis mutantes da Marvel -os outros são "X-Men", "Os Fabulosos X-Men" e "Wolverine".
O outro lançamento mensal da Abril tem sua estréia prevista para 31 de março. É "Marvel 97", que substitui "Capitão América" e "O Incrível Hulk".
Dentre os outros lançamentos programados pela Abril, destacam-se o encontro entre os mutantes X-Men e os tripulantes da nave Enterprise, da série Jornada nas Estrelas (na edição especial Star Trek & X-Men, no meio do ano), e o confronto entre os super-heróis da Marvel -Capitão América e Hulk, entre outros- com os da DC Comics, como Batman e Super-Homem (Marvel X DC, em março).
A editora Globo, que concorre com a Abril no mercado de heróis, tem previstos os lançamentos de "Akira" e "Sin City".
"Akira" é um dos mangás (quadrinhos japoneses) mais conhecidos do mundo. Virou longa-metragem, lançado no país em 1991.
A Globo promete lançar os cinco episódios finais da série, aos quais os leitores brasileiros nunca tiveram acesso em português.
"Sin City" é um destaque por seu autor. Frank Miller, que escreve, desenha e arte-finaliza a obra, é considerado um marco nas histórias em quadrinhos por ter feito a minissérie "O Cavaleiro das Trevas", em 1985.
Ao contrário das grandes Abril e Globo, a R Editorial é uma editora nova -sua estréia será logo após a Semana Santa, com o lançamento da revista "Snort!".
Dois dos personagens da editora ampliaram sua fama pelo cinema: Tank Girl e o Corvo. Tank Girl, criada por Jamie Hewlett e Alan Martin, é uma das personagens fixas de "Snort!", que chegará bimestralmente às bancas com um mix de vários personagens.
Já "O Corvo" terá uma edição especial só para si. O personagem será mostrado aos leitores brasileiros em um volume único a ser lançado em junho.
(PCA)

Texto Anterior: bastidores
Próximo Texto: Editoras investem nos quadrinhos nacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.