São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FDA indica dose da pílula do dia seguinte

The Washington Post
de Washington

DO "THE WASHINGTON POST"

O FDA, órgão do governo dos EUA que controla remédios e alimentos, liberou o uso de altas doses de contraceptivos no dia seguinte a uma relação sexual como método seguro de evitar uma gravidez, informa o diário.
Segundo o "Post", o hábito de usar uma dose alta de pílulas anticoncepcionais como pílula do dia seguinte é comum na Europa. Os médicos europeus estão habituados a receitar o tratamento, e os laboratórios até vendem pacotes já com a dosagem correta.
"Mas os mesmos fabricantes de anticoncepcionais se recusam a vender seus produtos para uso no dia seguinte nos EUA, citando problemas judiciais e medo da polêmica política", diz o jornal.
A Administração de Drogas e Alimentos publicou relatório indicando a dosagem correta a ser usada.
Segundo o "Washington Post", nem os médicos americanos sabem receitar o tratamento nem as americanas estão habituadas a procurar essa opção.
O relatório informa que são necessárias de duas a quatro pílulas anticoncepcionais para evitar uma gravidez.
O método funciona impedindo que um óvulo já fecundado adira à parede do útero para que a gravidez prossiga.
"O mais bem guardado segredo sobre anticoncepcionais não é mais um segredo", disse ao "Post" David Kessler, responsável pelo relatório. "As mulheres devem ser informadas sobre a disponibilidade desse método", afirmou.

Texto Anterior: Em maio, papa irá ao Líbano
Próximo Texto: Bomba destrói alvo subterrâneo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.