São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

18 perguntas sobre Televisão

1. Por que as TVs transmitem jogos?
Porque obtêm com eles bons índices de audiência. No Brasileiro-96, por exemplo, a Globo conseguiu índices equivalentes ao do Faustão com o jogo das 19h do domingo. As outras emissoras normalmente obtêm picos de audiência com o futebol.

2. Quem detém os direitos de transmissão?
Em princípio, são os clubes. Em algumas competições, os direitos pertencem à entidade que as organiza, como a Copa do Mundo. Nesse caso, a Fifa depois repassa às federações nacionais uma parte do dinheiro arrecadado.

3. Quanto duram esse contratos?
Não há um período pré-estabelecido. Vale o que está estipulado no contrato. Normalmente, a duração fica entre três e cinco anos, mas pode valer até por um único torneio ou partida.

4. As TVs podem transmitir qualquer jogo?
Não. Elas compram os direitos de transmissão das partidas ou de todo um torneio. Só pode transmitir que tiver autorização contratual.

5. Quem negocia os direitos?
No Brasileiro, é o Clube dos 13, que reúne as 13 principais equipes do país. No Paulista, é o presidente de FPF, Eduardo José Farah, por delegação dos clubes. Na Copa do Brasil, foi a CBF.

6. As TVs pagam bem pelos direitos?
Não, se comparado com países europeus ou até mesmo com a Argentina e o Chile. Os contratos europeus são altissímos. Os clubes argentinos recebem mais que os brasileiros. Já a TV chilena paga proporcionalmente mais.

7, Por que as TVs pagam pouco?
Um dos principais motivos é a desorganização do futebol. Para pagar pelos direitos, as TVs vendem publicidade durante os jogos e na sua programação normal. No Brasil há frequentes adiamentos de jogos, jogos sem interesse, jogos que mudam de horário na última hora. Tudo isso prejudica a veiculação de publicidade e reduz o valor que as TVs podem arrecadar junto aos anunciantes. Com isso, os clubes perdem o poder de barganha.

8. Como é a divisão do dinheiro entre os clubes?
Não existe uma regra fixa para isso. O mais comum é que os clubes de maior tradição e torcida recebam mais pelos direitos de TV.

9. As federações e CBF recebem parte do dinheiro?
Na teoria, elas não teriam direito a nada. Mas as federações forçam os clubes a incluí-las na negociação. A FPF recebe 10% do valor acertado com as TVs, a título de taxa administrativa. É uma das principais fontes de renda da entidade.

10. Os clubes podem negociar seus jogos separadamente?
Em princípio, sim, mas nenhum clube usa desse direito por medo de enfrentar problemas com as federações e ações na Justiça.

11. Por que há tanta discussão sobre direitos de transmissão no Brasil?
Porque, normalmente, clubes e federações tentam desrespeitar contratos com certas redes incentivados por ofertas mais vantajosas feitas por emissoras concorrentes. Em São Paulo, as TVs a cabo têm disputado na Justiça a cada rodada pelo melhor jogo.

12. Por que as emissoras não denunciam os clubes e federações que lesam seus direitos?
Por medo de serem preteridas quando acabar o contrato vigente e houver uma nova negociação para o seguinte. Isso acarreta também que as TVs quase nunca criticam a organização dos torneios e as federações.

13. Qual é a importância do dinheiro das TVs para os clubes?
Os direitos de TV são a segunda principal fonte de renda dos grandes clubes, atrás apenas do contrato de patrocínio. São mais importante, por exemplo, do que a bilheteria dos jogos.

14. Todas as TVs podem transmitir os jogos da seleção?
Não, a regra é a mesma. Só transmite quem paga por esse direito à Confederação Brasileira de Futebol.

15. A TV afasta o público dos estádios?
Sim, uma parte dos torcedores prefere ver os jogos em casa a enfrentar desconforto e a ameaça de violência nos estádios. Os jogos do Brasileiro transmitidos ao vivo para a praça (cidade onde se realizava a partida) tiveram público reduzido. Em vários Estados, a transmissão de jogos paulistas ou cariocas retira o público dos torneios locais.

15. O que é pay-per-view?
É um sistema de exibição com sinal codificado em que os espectadores precisam pagar antecipadamente para ver um determinado evento. No futebol, é usado em poucos países, como Argentina. É comum no boxe americano.

16. Os jogadores recebem algo pela transmissão de TV?
No Brasil, os jogadores, em conjunto, têm direito a 20% do contrato como direito de arena.

17. Há excesso de jogos de futebol na TV?
É difícil de avaliar, ou mesmo definir se se pode falar em excesso, já que o espectador só assiste se quiser. Mas certamente há mais jogos transmitidos no Brasil do que nos principais países europeus e na Argentina.

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Fifa concebe museu da fama do futebol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.