São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDs de programa de rádio dos EUA são lançados no Brasil

MARCELO MOREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

Com um ano de atraso, começam a chegar ao Brasil os CDs da série norte-americana "King Biscuit Flower Hour", um dos mais famosos programas de rádio dedicados ao rock.
Criado em 1973, "The Biscuit", como é conhecido, transmitia basicamente a gravação de shows ao vivo de diversos artistas.
Com transmissões iniciadas na rádio WPLJ-FM, de Nova York, chegou a ser reproduzido por 300 emissoras FM nos Estados Unidos.
Com um arquivo imenso e largamente pirateado por fãs que gravavam do rádio os shows, os detentores dos direitos decidiram editar alguns dos programas, coordenados por Bill Minkin, que o apresentou por anos.
O CD do Deep Purple é duplo e registra duas das últimas apresentações da banda antes de sua dissolução, em 1976.
Os shows foram realizados em janeiro e fevereiro daquele ano nos Estados Unidos e mostram Tommy Bolin, que substituiu Ritchie Blackmore, no auge de suas performances.
Além dos sucessos habituais, como "Smoke on the Water" e "Highway Star", há raridades como "Love Child", "This Time Around" e "Gettin' Tighter", além de uma versão pesada para "I'm Going Down", clássico do blues.
Greg Lake, baixista do então dissolvido Emerson, Lake and Palmer, é acompanhando pelo ótimo guitarrista Gary Moore em uma apresentação em Londres, em 1981.
Tocando guitarra em vez de baixo, ele apresenta músicas como "Karn Evil 9", do Emerson, Lake and Palmer, "21st Century Schizoid Man", do King Crimson (no qual tocou em 1969), e composições de Moore, como "Nuclear Attack".
O show do trio canadense Triumph também foi registrado em 1981, mas só que em Cleveland, nos Estados Unidos.
Seguindo os passos do consagrado Rush, só que pendendo mais para o hard rock, o trio estava no auge à época e executou boas versões para "Allied Forces", "Lay It on The Line" e "Tear the Roof Off".
Já o registro da banda inglesa Humble Pie, em 1973 nos Estados Unidos, traz um apresentação correta do grupo, mas que evidenciava o seu fim.
Já sem o guitarrista Peter Frampton, o líder e também guitarrista Steve Marriott misturou rocks pesados e blues da primeira fase da banda com o soul e o funk que incorporou aos álbuns do Pie naquele ano.
O grupo executa na apresentação a bela "Hot'n'Nasty", a copiada e "coverizada" "30 Days in the Hole" e uma versão pesada de "Honk Tonk Woman", dos Rolling Stones.
O pacote importado que aportou no Brasil contém ainda os trabalhos do tecladista Rick Wakeman e do guitarrista Robin Trower, que já tocou com Procol Harum e Jack Bruce.

ONDE ENCONTRAR: Lojas Aqualung, Cactus, Rock Machine, Hellion e Baratos Afins (r. 24 de Maio, 62, 1º e 2º andares); preço médio: R$ 23

Texto Anterior: Ex-líder dos Waterboys aposta no rock básico em disco solo
Próximo Texto: 'Três Vidas' só oferece Marcello Mastroianni
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.