São Paulo, quarta-feira, 5 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aécio Neves é o novo líder dos tucanos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo conseguiu eleger o deputado Aécio Neves (MG) para líder do PSDB na Câmara. A vitória de Aécio, ontem, contou com a participação direta do ministro Sérgio Motta (Comunicações), que telefonou para tucanos pedindo votos para o deputado mineiro.
Aécio disputou o cargo com Jayme Santana (MA), considerado pelo governo mais independente.
Logo depois de eleito, Aécio foi se encontrar com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele defendeu a escolha de um tucano para o cargo de líder do governo na Câmara, ocupado hoje por Benito Gama (PFL-BA).
"Vou dizer ao presidente que estamos ousados e queremos assumir a liderança do governo na Casa", disse. Ele substitui o deputado José Aníbal (SP) no cargo.
O placar registrou 45 votos a favor de Aécio e 29 a favor de Santana. Participaram da reunião 88 dos 95 deputados tucanos. A votação foi secreta. A contagem dos votos foi interrompida logo após Aécio ter obtido apoio da maioria.
A campanha de Motta por Aécio foi iniciada após o governo não conseguir emplacar um terceiro candidato, que seria de consenso.
O deputado Carlos Mosconi foi uma das tentativas. Ontem à tarde, tentou-se também Arnaldo Madeira (SP), que não aceitou.
Os deputados Nelson Marchezan (RS) e Roberto Brant (MG) foram alguns dos deputados que receberam ligações de Motta.

Texto Anterior: Jader preenche CCJ com oposicionistas
Próximo Texto: MST expulsa embriagados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.