São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-gerente se dispõe a fazer acareação

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-gerente da agência do Beron (Banco do Estado de Rondônia) em São Paulo João Maury Harger Filho disse ontem aos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Romeu Tuma (PFL-SP) que está disposto a fazer uma acareação com Sergio Derneka, ex-dono da SMJT Assessoria Empresarial.
Derneka disse à CPI dos Precatórios, na última quarta-feira, que abriu a SMJT por pressão de Harger Filho, que o teria convidado a participar de um esquema de "lavagem" de dinheiro montado por empresas correntistas do Beron.
Harger Filho contestou Derneka em depoimento a Suplicy e Tuma, ontem na Polícia Federal em São Paulo. Segundo o ex-gerente do Beron, Derneka pediu sua ajuda para arrumar clientes para serviços de assessoria em programação de computadores. Harger Filho o teria, então apresentado, a Fabio Pazzanese, dono da distribuidora Negocial -cliente do Beron.
A Negocial é uma das instituições financeiras investigadas pela CPI por ter intermediado várias operações com títulos públicos e ter feito contratos de investimento no mercado futuro considerados suspeitos pelo Banco Central. O depoimento de Pazzanese é esperado para a próxima quarta-feira, em Brasília.
As declarações de Harger Filho não acrescentaram novos detalhes à investigação, segundo os senadores. De acordo com Tuma, muitas informações são conflitantes nos depoimentos que estão sendo colhidos. A acareação poderá ser necessária, disse o pefelista.
Nova York
Tuma combinou com o embaixador do Brasil em Washington (EUA), Paulo Tarso Flecha de Lima, que o bloqueio das contas do ex-coordenador da Dívida Pública de São Paulo Wagner Baptista Ramos nos EUA será feito por meio de processo que será iniciado na Justiça daquele país. Tuma não viajará para lá por enquanto.
Os documentos serão remetidos por fax a Flecha de Lima. Os mesmos advogados que defendem o Brasil no caso de Jorgina Fernandes (fraudadora do INSS), nos EUA, serão usados para tentar bloquear as contas de Ramos.

Texto Anterior: Esquema de SP pode ter remanescente
Próximo Texto: Revelada conexão Ramos-Perfil-Vetor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.