São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão contesta relação da CPI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos) informou ontem que está errada a lista de bancos e fundos de pensão tomadores finais dos títulos estaduais e municipais investigados pela CPI dos Precatórios.
A lista foi fornecida pela CPI e publicada ontem pela Folha. A Cetip é uma entidade privada responsável pelo registro das negociações com papéis de Estados e municípios e forneceu dados à comissão do Senado.
Operação compromissada
Segundo a Cetip, porém, a lista divulgada pela CPI dos Precatórios incluiu tomadores finais e bancos que apenas faziam as chamadas operações compromissadas com títulos.
Operações compromissadas são aquelas em que o banco empresta a outro, que oferece em garantia títulos. Ou seja, os títulos só vão para o banco emprestador se o devedor não pagar a dívida.
Há 2.419.126 títulos públicos no mercado financeiro. Os dados usados pelos técnicos da comissão do Senado se referem ao dia 27 de fevereiro último.

Texto Anterior: Os personagens investigados pela CPI e pelo BC
Próximo Texto: Déficit é prioridade, diz grupo dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.