São Paulo, sábado, 8 de março de 1997
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Preços têm diferenças de até 328%

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Apesar da estabilidade inflacionária, a pesquisa de preços entre as diversas redes de supermercados ainda pode render alguns descontos ao consumidores.
Pesquisa do Datafolha mostrou que em São Paulo a diferença de preço de um mesmo produto chegou a 148% de um supermercado para outro, isso se forem considerados apenas produtos industrializados. A inclusão de hortifrútis eleva esse percentual para 328%.
As principais diferenças entre os industrializados ficaram para chá mate (148%), farinha de mandioca torrada (128%), pão francês (120%) e papel higiênico (115%).
Entre os hortifrútis, o paulistano encontrou o repolho com diferença de 328% nos supermercados. A seguir vieram tomate (265%), batata (237%) e alface (221%).
Apesar de ainda elevada, essa margem foi maior nos últimos dois anos. Isso mostra que os preços dos produtos, principalmente os industrializados, estão ficando cada vez mais uniformizados nas diversas redes de supermercados.
A pesquisa do Datafolha, que compara preços de cem itens, mostrou que os supermercados mantiveram tendência de alta nesta semana, mas em ritmo menor.
O aumento médio na primeira semana de março foi de 0,22%, contra 0,29% na anterior.
O setor vem com declínio de reajustes desde o final de janeiro, quando a alta foi de 1,12% na última semana. Os supermercados já acumulam alta de 4,2% no ano.
Já os hipermercados reverteram a tendência de alta e registraram a primeira queda depois de sete semanas em alta. A queda foi de 0,32%. No acumulado do ano, o aumento é de 2,1%.

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