São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
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Objetivo é melhorar segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

O Projeto Impacto, da Unicamp, tem como objetivo reduzir as mortes causadas em colisões traseiras de automóveis contra caminhões.
Além do desenvolvimento do protótipo, o projeto prevê testes do equipamento com a colaboração da Mercedes-Benz e General Motors do Brasil (veja quadro).
"Nosso objetivo é melhorar as condições de segurança e minimizar os riscos", disse o coordenador do laboratório de engenharia biomecânica, Celso Arruda, 48.
Segundo ele, a equipe que está trabalhando no projeto é composta de artistas, arquitetos, engenheiros e médicos.
A fiscalização do uso correto dos pára-choques de caminhões é feita no momento do licenciamento, de acordo com o coordenador-técnico de trânsito do Contran, José Arliton Nogueira Faria.
"Se não estiver de acordo com a resolução 805/95, o caminhão não é licenciado."
A norma 805, de 24 de outubro de 95, estabelece que os veículos de carga com peso bruto total superior a 3,5 toneladas, fabricados no país a partir de 1º de junho de 96, só poderão ser licenciados se estiverem com o pára-choque traseiro que atenda as especificações.
O equipamento deve ser uma travessa em amarelo e preto, com formato retilíneo e sem furo, com extremidades sem bordas cortantes e altura superior a 10 cm. O comprimento máximo deve ser igual ao do maior eixo traseiro do veículo. A resolução não prevê punição para descumprimento.

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