São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes contam história das Copas do Mundo

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase 40 anos após a primeira Copa do Mundo conquistada pela seleção brasileira, o torcedor pode assistir a um longo documentário sobre o que ocorreu nos gramados da Suécia, em 1958.
A fita será exibida na próxima sexta-feira, às 23h, pelo canal pago SporTV. Trata-se do segundo filme oficial da Fifa sobre Copas (o primeiro, sobre a Copa de 54, foi exibido na última sexta-feira).
A emissora promete exibir, sempre no mesmo horário, os filmes oficiais das demais Copas, até a de 1990.
É uma oportunidade de ver como evoluíram as técnicas e os equipamentos usados na filmagem de uma partida.
A série também permitirá ao espectador distinguir as diferentes formas de se narrar um evento tão grande como uma Copa do Mundo.
O filme sobre a Copa de 58, por exemplo, tem a preocupação, eminentemente jornalística, de relatar brevemente o que ocorreu em cada partida. Para quem gosta de futebol, é uma delícia.
Essa preocupação já não se vê no filme oficial da Fifa sobre a Copa de 94, exibido no ano passado nos cinemas. "Todos os Corações do Mundo" não traz lances importantes e nem mesmo alguns gols fundamentais, mas acompanha a saga de torcedores em vários países.
Por culpa de seu esmero jornalístico, o filme sobre a Copa de 58 traz informações que não fazem sentido em 1997. Quando Didi brilha na partida contra a URSS, o narrador não se contém e diz: "Não é à toa que o Real Madrid queira o seu passe".
O filme sobre a Copa de 58 mostra quase todos os 13 gols que o atacante francês Fontaine fez -até hoje o maior número numa única Copa.
Mostra os mexicanos jogando (mal) tênis. Mostra Pelé, com 17 anos, na concentração, jogando dardos de costas. Mostra um casal de suecos namorando no estádio, no meio de uma partida. E mostra o rei da Suécia entregando a taça ao Brasil.

Texto Anterior: "Castelo Rá-Tim-Bum" vai virar peça
Próximo Texto: Atriz estréia na TV no papel de portadora do vírus HIV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.