São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV Alphaville é feita pelos moradores dos condomínios

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Alphaville, conjunto de condomínios residenciais da Grande São Paulo, tem a sua TV local há cinco anos.
O Canal Comunitário é um dos serviços da operadora de TV paga TV Alphaville, que distribui a programação da TVA e da Globosat aos moradores da região. Todos os 6.000 domicílios dos residenciais recebem o sinal do Canal Comunitário, juntamente com o canal de segurança e os canais convencionais.
Além do canal, a TV Alphaville coloca no ar a Câmera na Castelo, um canal que fica 24 horas mostrando imagens da rodovia Castelo Branco, a principal via de acesso para os condomínios e constante dor de cabeça para os moradores da região por causa do tráfego lento.
"O nosso Canal Comunitário tem programas culturais e de variedades voltados para os moradores daqui. Tudo gira em torno da comunidade. A comunidade trabalha no canal", explica Roberto Stoliar, diretor da TV.
Um exemplo disso é o "Informe Comunitário", o telejornal local. O programa é apresentado pela jornalista Roberta Manreza, 23, há dois anos.
"A gente retrata o cotidiano dos moradores de Alphaville, os problemas. Tem muito retorno da comunidade, as pessoas querem saber o que está acontecendo. Você faz para os outros e para você também", diz Roberta, que também é moradora de Alphaville.
Os canais comunitários ou locais podem ser também formadores de profissionais.
"É um espaço para começar a trabalhar. É bom por que o canal mantém o espírito da colaboração, da solidariedade. Todo mundo faz um pouco de tudo", fala Débora Hara, 21, coordenadora do telejornal.
Além de seu trabalho na TV Alphaville, Roberta atualmente faz reportagens para os programas "60 Minutos" e "Grandes Momentos do Esporte", da TV Cultura. (MS)

Texto Anterior: Canais comunitários enfatizam a prestação de serviços pela TV
Próximo Texto: Canal do Rio exibe produções culturais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.