São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV comunitária de BH investe no jornalismo participativo

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Está no ar em Belo Horizonte desde segunda-feira um canal comunitário de TV dedicado exclusivamente ao jornalismo, e que busca a participação das classes A, B e C durante a programação, a exemplo do que acontece no rádio.
Entre os comandantes do Canal 15 está o ex-diretor-geral de Jornalismo da Rede Globo, Alberico Souza Cruz, que diz estar vivendo a terceira grande emoção da sua carreira. As outras duas foram quando estreou na profissão e quando entrou para a Rede Globo, sua primeira experiência com TV.
O Canal 15, que pode ser visto pelos assinantes da Multicanal na cidade, é o primeiro da capital mineira que trabalha com a notícia e o debate durante toda a programação, inicialmente de sete horas diárias -das 17h às 24h.
O "Programão", idealizado por Souza Cruz, é um dos destaques do Canal 15. Com uma hora e meia de duração, ele foi espelhado no programa do radialista Haroldo de Andrade, da rádio Globo, do Rio. O programa recebe convidados que discutem temas relativos à cidade, e, dessa forma, tenta atrair a participação do telespectador.
"Não se trata de popularizar a TV, mas popularizar para essas classes (A, B e C). Buscamos a interatividade com o público, uma coisa mais intimista. Esse tipo de público também quer opinar", afirma.
Até o início do segundo semestre a grade de programação será ampliada, com no mínimo 12 horas diárias de informação, e sempre com produção própria.
O Canal 15 também terá programas de prestação de serviços à comunidade. O horário das 7h às 12h será usado para fazer o que Souza Cruz chama de jornalismo eletrônico. Por meio de um "teleprompter", notícias em forma de texto serão colocadas no ar.
A informação com qualidade é o que propõe o Canal 15, espelhando-se no padrão da Rede Globo. Para atingir essa qualidade, toda a equipe da emissora -cerca de 80 pessoas- foi formada por jovens recém-saídos de faculdades de jornalismo e treinados durante quatro meses.
O investimento em equipamentos para a criação do Canal 15 foi de US$ 1,5 milhão.

Texto Anterior: Canal do Rio exibe produções culturais
Próximo Texto: Novela cria 'lesbianismo cômico'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.