São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
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CARTAS

* "Tenho um Gol 92 que apresenta infiltração de água. Está difícil identificar em qual lugar ocorre a infiltração. Gostaria de saber como resolver o problema."
Rodolfo Marius C. M. dos Santos (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, há várias causas para infiltração de água em um veículo, como defeitos na vedação de vidros, portas e lanternas ou problemas no sistema de ventilação interna, entre outros. A Ranieri Auto Service, avenida Cardoso de Melo, 840, Vila Olímpia (São Paulo), tel. (011) 829-7038, é especializada no assunto.

* "Tenho um Vectra GLS 95/96 com 15.000 km. Como posso aumentar a potência do motor sem comprometer a sua vida útil? A instalação de um turbo é recomendável num motor com injeção multiponto? A nova gasolina premium poderia ser usada no meu veículo?"
Jorge L. Jardim (e-mail)

* "É possível instalar um turbo em um Vectra 97, sem afetar a garantia de fábrica?"
Wanderley Alves de Campos (Osasco, SP)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, não é recomendado nenhum tipo de preparação para o motor do Vectra. O propulsor não tolera aumentos significativos de potência sem comprometer a durabilidade.
A gasolina premium, segundo Perrella, pode ser usada sem problemas. Para ele, o importante é observar se há ganho de desempenho no veículo, pois o combustível custa cerca de 20% a mais do que o comum. Em teste realizado pela Folha, a premium não apresentou diferenças significativas de rendimento.

* "Comprei um Logus em agosto. Na primeira viagem, o carro apresentou defeito na caixa de direção. Procurei a concessionária Cavesa, que confirmou o problema e fez o pedido da peça há mais de uma semana. Ainda não sei quando o carro será consertado."
José Francisco de Andrade (Salvador, BA)
Resposta
Segundo a Volkswagen, a concessionária, que foi consultada, informou que o veículo foi entregue ao cliente em condições normais de uso.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que a peça foi substituída, mas o problema na direção hidráulica persiste. O leitor disse que vai procurar o gerente de serviços da revenda.

* "Comprei um Palio EDX em outubro, na revenda Sinal. O carro foi entregue cinco dias depois, sem o licenciamento, que já havia sido pago. A buzina estava com defeito e o sistema de ar-condicionado apresentava vazamento de água.
A revenda trocou a caixa do ar-condicionado. Mas, após retirar o carro, notei que o carpete continuava encharcado e o velocímetro, quebrado. Para completar, o carro parou em pleno trânsito pesado, por problemas de superaquecimento."
Alessandra Tucci (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou para a cliente, no dia 31 de janeiro, que os defeitos apresentados foram resolvidos pela concessionária Sinal. A montadora disse ainda que, hoje em dia, o ar-condicionado do carro não está funcionando plenamente. Porém, segundo a Fiat, a cliente recusa-se a encaminhar o carro para nova análise e reparos.

Em contato com a Folha, a cliente disse estar insatisfeita com a montadora. Alessandra afirmou que preferiu acionar o Procon, para tentar trocar o veículo.

* "Comprei um Peugeot 405, modelo 95, na autorizada Opera Veículos. Na revisão dos 2.500 km, o carro ficou uma semana na revenda para solucionar defeitos no estofamento de couro.
Nesse período, a concessionária foi fechada. Além do defeito no estofamento, o veículo está com os limpadores do pára-brisa quebrados, a forração das portas está se soltando e o marcador do nível de combustível não funciona."
Edna Mitiko Shiotani Arasake (Londrina, PR)
Resposta
A Peugeot afirma que aprovou, após inspeção técnica, todos os serviços necessários.

A Folha contatou a leitora, que informou que a Peugeot pretende agendar uma nova data para a execução do serviço.

* "Tenho um Gol 1.6, ano 96, adquirido na revenda Sanave. Com um mês de uso, constatei ruídos na traseira do carro. Os técnicos da revenda não conseguiram detectar de onde vinha o ruído. O pior é que não consigo falar com o serviço de atendimento ao cliente. Além disso, gostaria de saber por que o seguro do carro é tão alto."
Alex de Oliveira (São Paulo, SP)
Resposta
A Volkswagen disse que manteve contato com a concessionária Sanave, orientando-a a reavaliar o veículo e providenciar as correções. Segundo a montadora, o cliente deve procurar o gerente de serviços da revenda.

* "Tenho uma Ranger, que apresentou defeito no motor com 3.800 km. A concessionária trocou o óleo oito vezes, abriu o motor e trocou 12 tuchos hidráulicos, mas o problema não foi resolvido. Estou há oito meses convivendo com esse inconveniente. Sugiro que a Ford troque o carro por um outro."
Paulo Sérgio de Melo Cavaleiro de macedo (Belém, PA)
Resposta
A Ford disse que contatou o cliente e foi informada de que o veículo foi entregue com os problemas resolvidos.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que a questão de fato foi solucionada.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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