São Paulo, domingo, 9 de março de 1997
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VW faz crash-test para avaliar futuro airbag

MARCELO TADEU LIA
DA REDAÇÃO

A Volkswagen está em fase final de estudos do sistema de airbag (bolsa de ar que infla em acidentes) que vai equipar, a partir do segundo semestre, as linhas Gol, Parati e Saveiro.
A montadora realizou um crash-test (colisão contra obstáculo) com um Gol GTi 16V, que custa R$ 30.260. A Volks é a única -entre as quatro grandes montadoras nacionais- que não possui carros fabricados no país com airbag.
O carro contava com os sensores de detonação -para avaliar o tempo de abertura do airbag-, mas não com as bolsas de ar.
O crash-test foi frontal, com a colisão acontecendo contra um obstáculo fixo, em ângulo de 15°.
O carro é lançado contra um muro a uma velocidade constante de 55 km/h. O impacto equivale a uma colisão na traseira de outro veículo em movimento, a 112 km/h.
Ou, ainda, a uma batida frontal contra outro carro, trafegando em sentido contrário, a 142 km/h.
No interior do Gol estavam dois "dummies", bonecos com peso e altura semelhantes a homens adultos, para avaliar os danos causados aos ocupantes.
"O motorista do Gol GTi, numa batida como essa, sofreria graves lesões no tórax, queixo e pernas", avalia o tenente Redcliff Sierra dos Santos, da Polícia Rodoviária, que acompanhou o crash-test.
O "dummie", mesmo com o cinto de segurança, bateu a cabeça e o tórax contra o volante de direção. As pernas chocaram-se contra a parte inferior do painel.
"O passageiro iria sofrer lesões nos joelhos. Mas o cinto de segurança absorveu bem o impacto.
Para Santos, se o carro estivesse equipado com airbag, o hipotético motorista teria sofrido "ferimentos bem mais leves".
(MTL)

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