São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho de fumante também é 'fumante'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Bebês recém-nascidos, filhos de mulheres que fumaram durante a gravidez, podem ser considerados ex-fumantes.
Segundo o estudo, apresentado ontem no encontro da Associação Americana de Cardiologia, na Califórnia (Costa Oeste dos EUA), os bebês recém-nascidos têm, circulando no corpo, os mesmos subprodutos do fumo que os encontrados em suas mães.
Se as mães fumam até pouco antes do nascimento do bebê, eles podem ser mesmo considerados fumantes ativos, afirmaram os pesquisadores.
Os resultados mostraram que as mulheres estudadas que fumaram durante a gravidez tinham 583 nanogramas de cotinina por miligrama de urina. Os recém-nascidos tinham 551 nanogramas da substância. Um nanograma é a bilionésima parte do grama.
"É quase o mesmo", disse Laurence Galanti, do Hospital Universitário de Mont-Godinne (Bélgica), um dos autores do estudo.
A cotinina é um dos produtos da quebra da nicotina no corpo. Segundo a pesquisadora, isso mostra que a fumaça inalada pelas mães circula pelo seu corpo e é capaz de afetar o feto da mesma forma que afetam a elas.

Texto Anterior: Explosão mata 40 no leste do Afeganistão; Poloneses fazem atos por causa de estaleiro; Líder dos anglicanos anuncia aposentadoria; Presidente do Zaire tem alta e deve voltar
Próximo Texto: Israel quer antecipar acordo com palestinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.