São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garota arranca dedo a dentadas

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos casos mais graves da psiquiatria infantil é o de T., 16.
Ela está internada com psicose grave. Psicose é o nome genérico que se aplica a doenças mentais graves. A pessoa pode ter alucinações e adotar comportamento agressivo. É o caso de T.
Ela foi encaminhada ao instituto pelo S.O.S. Criança e está sendo acompanhada por uma funcionária 24 horas por dia.
T. se automutilou. Ela arrancou a falange de um seus dedos da mão direita a dentadas. Sua mão está enfaixada e ela permanece todo o tempo sob medicação, que a mantém calma. Não há previsão de alta para T.
A reportagem da Folha pôde vê-la, mas a garota não apresentava condições de contar o que a fez se auto-agredir.
A resposta foi obtida junto ao S.O.S. Criança. T. foi enviada à entidade por ordem judicial depois que foi apurado que o pai de T. praticava atos libidinosos com a menina. Entre os atos de seu pai, estava a prática de introduzir objetos e os dedos na vagina da garota.
"T. ficou no S.O.S. quatro meses antes de conseguirmos a vaga no HC. Ter conseguido a vaga foi uma vitória. Mas é só uma gota em um oceano de problemas", diz Paulo Sapienza, diretor do S.O.S.
"O que vai acontecer a ela quando receber alta? Vamos colocá-la em uma instituição. Ela não tem condições de voltar a viver com a família. Como T., há muitos outros casos e cada vez é mais difícil encontrar vagas em instituições, principalmente para garotos de rua. Algumas exigem documentos. Garoto de rua tem documento?"
(NR)

Texto Anterior: Antiinflamatórios serão tema de congresso; Unifesp ensina pais a massagear bebês; HC de SP oferece terapia para obesos; Hospital cria comissão de bioética no Paraná; InCor usa nova droga contra obstrução; Fundação Pró-Sangue lança nova campanha; Hospital bate recorde em braquiterapia
Próximo Texto: Unifesp prepara profissionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.