São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marte e eclipse da Lua enfeitam céu hoje

RONALDO ROGÉRIO DE FREITAS MOURÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Logo após o pôr-do-sol, no domingo de hoje, 23 de março, observaremos o único eclipse da Lua visível em 1997 no Brasil. O último ocorreu em 27 de setembro de 1996.
O eclipse de hoje será provavelmente menos notável do que os de 1996, que foram totais. O deste ano será parcial. Apesar disso, a Lua terá 93% do seu disco encoberto pela sombra da Terra.
Em consequência, a Lua cheia avermelhada e escura se apresentará com uma brilhante calota branca.
Não muito longe do disco eclipsado da Lua, será possível visualizar Marte, que no dia 17 último esteve em oposição à Terra. Essa rara conjunção da Lua eclipsada com o planeta vermelho é um dos aspectos mais notáveis e belos desse eclipse.
O eclipse começa às 22h46, com a entrada da Lua no cone de penumbra. Essa fase inicial do eclipse é de difícil observação.
Somente após haver ultrapassado a metade de penumbra é que se começa a distinguir um ligeiro obscurecimento na superfície lunar. À medida que se desenvolve o eclipse, o obscurecimento se acentua. Ao entrar no cone de sombra, às 23h57, a Lua se apresenta, de início, como se tivesse sido "mordida". Trata-se do momento em que a Lua tangencia o cone da sombra da Terra.
Daí em diante a região escura vai-se estendendo pela superfície da Lua e o obscurecimento vai se tornando cada vez mais intenso.
As sombras da Terra sobre a superfície da Lua vão se deslocando e eclipsando as crateras lunares.
Mais detalhes, como, por exemplo, os instantes nos quais o centro de 60 crateras serão eclipsados pela sombra, encontram-se relacionados no "Anuário de Astronomia 1997", publicado pela Editora Bertrand Brasil.
O meio do eclipse vai ocorrer, no dia 24 de março, à 01h39, quando o disco lunar se apresentará com uma coloração avermelhada, oriunda da difusão da luz solar nas altas camadas da atmosfera terrestre. É o momento culminante do eclipse. Às 03h21, a Lua começa a sair da sombra. A saída da penumbra será às 04h38.
O próximo eclipse total da Lua, na noite de 15 para 16 de setembro, centrado na Ásia, será invisível no Brasil. Não ocorrerá nenhum outro eclipse parcial até 28 de julho de 1999.
O último eclipse total da Lua no segundo milênio irá ocorrer na noite de 20 para 21 de janeiro do ano 2000 e será visível no Brasil.

Texto Anterior: Unifesp prepara profissionais
Próximo Texto: Moto-táxi vira nova febre no interior de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.