São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nos braços de Morfeu

MARCOS DÁVILA

Dicas para parar de rolar na cama na hora de dormir
Chocolate, chá, café, televisão, tudo isso pode atrapalhar o sono e se transformar num monstro horrível, habitante das noites mal dormidas. Para não deixar essa criatura revirar seus lençóis, existem alguns caminhos a percorrer, que levam aos braços de Morfeu -para quem não sabe, o deus grego do sono.
Um dia-a-dia com horários bem estipulados, principalmente para se deitar e levantar, é fundamental para uma boa noite de sono.
"Ir para a cama às 14h e acordar às 22h (numa rotina de boate) pensando que está tudo bem é um engano", diz o neurologista Flávio Aloe, um dos responsáveis pelo Centro do Sono, no Hospital das Clínicas. "O ideal é dormir entre sete e oito horas por noite."
Aloe elaborou uma lista com dicas para alcançar uma "boa higiene do sono". Para começar, evite bebidas cafeinadas (café, chá, chocolate etc) no mínimo seis horas antes de dormir. O mesmo serve para o cigarro e bebidas alcoólicas.
"O álcool funciona como um anestésico na primeira metade do sono e causa desconforto na segunda metade", diz.
A exposição à luz solar, logo ao acordar e no final da tarde, ajuda a regular o relógio biológico do corpo. E, aproveitando o pôr-do-sol, um pouco de exercício físico pode dar aquela dose a mais de sono, necessária na hora de se deitar.
Um lanche rico em carboidratos -bolachas, massas e pães-, antes de deitar, também é uma boa idéia. Mas sem exagerar. Refeições pesadas são extremamente desaconselháveis.
O tipo de colchão não influi no sono, a não ser em casos isolados de problemas ortopédicos. "É bom aquele que a pessoa gosta", diz Aloe. Quanto à posição mais confortável na cama, a ideal é a "de lado".
Exercícios de relaxamento muscular e mental podem funcionar como ótimos soníferos. Até um simples banho quente, duas horas antes de dormir, proporciona bons resultados.
Se nada disso funcionar, o melhor é pular da cama e se distrair com livros, revistas, filmes etc. A pior coisa é ficar tentando dormir "à força".
Mas nada de televisão, livros e comidas na alcova. O quarto deve ser reservado exclusivamente para dormir, e claro... transar. "Não há contra-indicação", afirma o médico. Então, por que elas sempre querm conversar depois?

Texto Anterior: Caminhos das areias douradas
Próximo Texto: Eu só quero chocolate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.