São Paulo, domingo, 23 de março de 1997
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A guerra dos designers

SIMON BANNER
TRADUÇÃO DE THOMAZ AUTRAN

Sharon Stone fez duas coisas chocantes em sua vida. A primeira foi abrir as pernas no filme "Instinto Selvagem". A segunda foi ter usado uma camiseta da Gap na entrega do Oscar do ano passado.
Uma peça da loja favorita de todo estudante norte-americano não é exatamente o que o mundo espera de astros de cinema no Oscar. Ainda mais escandaloso para Hollywood é a idéia de que Sharon Stone realmente tenha pago pela celebrada peça de seu próprio bolso!
Pagar US$ 22 por uma camiseta não é muito quando se está ganhando milhões por filme, mas é o princípio que conta e, em Hollywood, nunca paga-se por suas roupas.
Seja o estonteante vestido em cetim acobreado da Dolce & Gabbana que Susan Sarandon usou no Oscar do ano passado ou a confecção mais sutil da Badgely Mischka que Winona Ryder usou no mesmo evento, é bem provável que ambas as roupas foram fornecidas gratuitamente pelos estilistas.
"Francamente, eu não gosto de fazer compras, então graças a Deus as pessoas me dão roupas nas ocasiões em que preciso delas", diz Susan Sarandon.
Publicistas da Calvin Klein admitem que enviaram cartas expressando seu interesse em vestir pessoas que eles consideram prováveis indicados para Globos de Ouro e Oscares todo mês de novembro. Outros estilistas seguem o exemplo algumas semanas mais tarde e, quando chega o mês de janeiro, o frenesi de estilistas atinge seu auge. Emissários estrangeiros da Armani, Versace e Cerruti chegam a Hollywood para tentar convencer os astros a usarem suas roupas.
Por que tanto história por algumas roupas? A principal razão é que a cerimônia anual do Oscar é um dos eventos mais assistidos do planeta. "É uma exposição que vale centenas de milhares de dólares", diz um porta-voz da casa de design alemã Escada.
A casa italiana Prada vestiu Uma Thurman na entrega do Oscar de 1995. Foi Thurman, estrela de Pulp Fiction", quem ganhou por voto popular o prêmio de "mais bem vestida", parecendo uma deusa das telas do passado no elegante vestido da Prada.
Quem ganhou o prêmio financeiro foi Prada. "De repente, pessoas do centro dos Estados Unidos estavam conhecendo a marca Prada", disse Elizabeth Saltzman, editora de moda da Vanity Fair na época. Prada abriu desde então várias lojas no EUA.
O mesmo aconteceu com Pamela Dennis, estilista preferida de Demi Moore, Whitney Houston e Jamie Lee Curtis. "No dia seguinte, lojas ligam, estilistas ligam, até gente normal liga perguntando: 'Onde posso comprar o vestido da Jamie Lee Curtis?'. O impacto é imediato", diz Pamela.
Recentemente, ela teve nova prova do efeito quando foi visitar Jamie no set de "Fierce Creatures", com o mesmo elenco de "Um Peixe Chamado Wanda". "No caminho, Jamie me ligou e disse para me apressar porque Sarah Ferguson estava lá, tinha uma foto de Jamie com um dos meus vestidos na bolsa e estava querendo saber onde ela o havia adquirido", lembra Pamela.
Entregas de prêmios de um tipo ou outro lotam as agendas de astros de cinema e televisão por até seis meses e, para boa parte da imprensa, as roupas que eles usam são tão importantes quanto quem vai ganhar o prêmio. "As pessoas estão cansadas de entregas de prêmios, mas não de moda", é a opinião de um figurinista de Hollywood.
Favores
Também não é surpreendente, levando em conta a quantidade de dinheiro em jogo, até que ponto designers famosos vão para encorajar os astros a usarem suas roupas. Há histórias de vôos de Concorde, estadias gratuitas nos hotéis Ritz e George V, em Paris, e um desconto de 40% nas roupas para o resto da vida.
"Nenhum contrato e nenhuma transação financeira" é a resposta oficial da Valentino. Dos nomes mais famosos, apenas a Chanel insiste que não induz astros a usarem seus designs nem dá roupas de graça.
As origens da amarga luta dos designers para vestir os astros começou 1988, quando Giorgio Armani abriu sua butique de Beverly Hills para os astros. Em 1990, a marca Armani não era apenas a escolha de campeões do Oscar -repórteres de moda apelidaram os prêmios da academia de "Armani Awards"-, mas também o uniforme dos advogados, agentes e empresários mais poderosos de Hollywood.
Calvin Klein tem se especializado ultimamente em eventos de caridade que atraem astros como Meg Ryan, Anjelica Huston e Goldie Hawn.
Pamela é a única designer a apontar um possível aspecto ruim de celebridades usarem muito suas roupas. Quando a estrela comete um gafe de moda, "todo mundo acha que o problema é a roupa". Certamente, a associação do designer Bob Mackie com Cher não parece ter feito muito bem a qualquer um dos dois.
Hugh Grant apareceu na entrega do Globo de Ouro de 1995 se gabando que estava usando o paletó que fora de seu avô e um par de calças, que não combinavam, emprestadas de um antigo amigo de colégio.
Já disseram que Sir Anthony Hopkins ficou muito feliz ao receber uma casaca no ano em que foi nomeado para o Oscar por "O Silêncio dos Inocentes". Mas ficou um pouco perplexo quando foi abordado por outro designer no ano seguinte. Segundo Hopkins, a primeira ainda estava em perfeitas condições de uso, o que é suficiente para fazer Calvin Klein e Giorgio Armani chorarem.

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