São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia informal é de 40% do PIB na Rússia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 40% do PIB (Produto Interno Bruto) da Rússia corresponde à economia ilegal ou "informal".
Essa seria uma das taxas mais elevadas do mundo. A tendência de globalização tem aumentado a parcela das economias que funcionam de forma informal, com a diminuição da oferta de emprego formal. Na Rússia, porém, existem outros problemas, ligados especialmente à corrupção.
Segundo uma investigação feita por especialistas da Câmara dos Deputados da Rússia, 58% do comércio de produtos de consumo e dos serviços no país são controlados por máfias aliadas a funcionários públicos corruptos que, em conjunto, cobram taxas para "proteger" pequenos e médios empresários.
Esse esquema permite que essas empresas paguem apenas uma parcela mínima dos impostos, comprem licenças de funcionamento e certificados sanitários dos próprios funcionários em vez de se dirigirem aos órgãos governamentais autorizados a expedir esses documentos.
Somente nos setores de serviços e comércio, as autoridades russas conseguiram, no ano passado, recuperar o equivalente a US$ 1,75 bilhão em multas e sanções.
Fuga de capitais
Os especialistas estimam que a fuga de capitais russos ao exterior chega a dezenas de bilhões de dólares a cada ano. Não existem estatísticas oficiais a respeito.
A atuação das máfias tem sido considerada uma das maiores dificuldades para um aumento nos investimentos estrangeiros.

Texto Anterior: A galinha e o porco
Próximo Texto: China prevê crescer 10% até junho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.