São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maranhão amplia produção de grãos

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A safra de grãos no Maranhão, segundo maior produtor do Nordeste, deverá ser a maior dos últimos cinco anos, de acordo com previsão da federação estadual dos agricultores.
O Estado deverá colher este ano 1,65 milhão de toneladas de arroz, feijão, milho e soja. No ano passado, houve produção de 1,51 milhão de toneladas.
Todas as culturas deverão ter melhor rendimento em relação à safra passada. O clima, ao contrário do que ocorre em grande parte do Nordeste, este ano tem sido favorável à agricultura.
A produtividade do arroz deve saltar de 1.222 kg/ha para 1.426 kg/ha. O rendimento do milho, que em 96 foi de 563 kg na mesma área, pode chegar 661 kg.
A área plantada com soja aumentou de 87,7 mil ha para 109,3 mil ha. O rendimento também deve subir, passando de 1.852 kg/ha por 2.107 kg/ha.
Nos demais Estados do Nordeste, região que tradicionalmente colhe cerca de 10% da safra nacional, a seca tem sido a grande vilã dos agricultores em 97.
No Ceará, a federação dos agricultores ainda não tem previsão sobre o plantio e colheita. Em função da falta de chuva, a maior parte das lavouras ainda não foi semeada.
No Piauí, a federação estima que haverá quebra de até 50% nas safras de arroz e milho.
"O maior problema está no centro-norte do Estado, onde 70% das plantações devem se perder", disse o presidente da entidade, Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha.
Só a soja, que é colhida na região sul do Piauí, não deverá ser prejudicada. A área plantada com o grão cresceu de 7,5 mil ha para 25 mil ha em um ano. A produtividade média pode chegar a 2.500 kg/ha.
Em Pernambuco, a previsão de seca também deve atrasar ou mesmo inviabilizar o plantio em parte do agreste, região responsável por 60% da produção estadual.

Texto Anterior: Cooperativas do PR devem crescer 10%
Próximo Texto: Unesp de Botucatu faz prato com resíduos de mandioca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.