São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabinete de Pitta recebe 450 ligações

FERNANDO GODINHO; DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O gabinete do secretário das Finanças do município de São Paulo recebeu 450 telefonemas dos bancos Vetor e Maxi-Divisa nos anos de 1995 e 1996. Na época, o secretário era o atual prefeito da capital paulista, Celso Pitta.
Esse número foi obtido pela equipe da CPI dos Precatórios responsável pela análise de contas telefônicas.
Coordenada pela senadora Emília Fernandes (PTB-RS), a equipe concluiu ontem um relatório parcial com os disquetes enviados pela Telerj -a estatal telefônica do Rio de Janeiro.
O levantamento inclui os números dos bancos Vetor e Maxi-Divisa, responsáveis pelo lançamento dos títulos de Pernambuco, Santa Catarina e Alagoas.
O relatório aponta que o ex-coordenador da Dívida Pública da Prefeitura de São Paulo Wagner Baptista Ramos recebeu, no telefone de sua casa, 280 telefonemas das duas instituições.
Em seu gabinete na Coordenadoria da Dívida Pública do município de São Paulo, Ramos recebeu outros 500 telefonemas do Vetor e do Maxi-Divisa.
Os técnicos não diferenciaram os telefonemas feitos pelo Vetor e pelo Maxi-Divisa. Apenas somaram as chamadas feitas pelas instituições, que estão sendo investigadas pela CPI dos Precatórios.
Anteontem, a senadora Emília Fernandes revelou que cerca de cem telefonemas do Vetor foram dados para o gabinete de Ramos e de Celso Pitta, atual prefeito de São Paulo e ex-secretário das Finanças do município.
O Vetor também ligou para deputados e senadores, segundo Emília Fernandes.
Kandir Os técnicos da CPI responsáveis pelas contas telefônicas explicaram que a chamada de Fausto Solano Pereira (da corretora Boa Safra) para o gabinete do deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP) foi dada para o atual ministro do Planejamento, Antonio Kandir.
O telefonema foi em 3 de junho de 96, quando Kandir assumiu o ministério. Fernandes, que hoje é prefeito de São José dos Campos (SP), ocupou o lugar de Kandir na Câmara.
Ontem, a assessoria do ministro explicou que Pereira ligou pedindo para ser convidado para a posse de Kandir.
Os dois se conheceram em Florianópolis (SC), durante um evento patrocinado pela Associação Brasileira dos Dirigentes de Venda.
(FERNANDO GODINHO e DANIEL BRAMATTI)

Texto Anterior: Senado deve quebrar sigilo de Celso Pitta
Próximo Texto: Cerimônia foi motivo das ligações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.