São Paulo, sábado, 29 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob pressão - 1; Sob pressão - 2; Ganho verde; Explosão imobiliária; Clonagem tropical; Adubo financeiro; Sem papel; Marcha lenta; Preparando o terreno; Segurando preço; Carga pesada; Acertando o ponteiro; Frio acanhado; Recado a jato

Sob pressão - 1
O mercado de distribuição de gás de cozinha está sofrendo nova investida de multinacionais. A situação favorece: o setor está fortemente descapitalizado.

Sob pressão - 2
Depois da venda da Supergasbrás e Minasgás para o grupo holandês SHV (também dono do Makro) e da Petrogaz para a Shell, duas outras empresas do setor estão em negociação.

Ganho verde
A Alpargatas-Santista Têxtil investe R$ 1 milhão na fábrica de Americana (SP) para obter a certificação ambiental ISO 14000. "Vamos atender os maiores clientes europeus e norte-americanos e obter ganhos operacionais", diz Edson Baffa, diretor de qualidade.

Explosão imobiliária
A construção de um loja do Wal-Mart em Bauru (SP), que será inaugurada em agosto, já provocou uma valorização de até 150% nos terrenos próximos.

Clonagem tropical
A clonagem já é feita no Brasil há anos. De eucalipto. "Somos líderes mundiais nessa tecnologia. Fazemos clonagem da muda e selecionamos as melhores espécies", diz Paulo Domingues, diretor-executivo da Abecel (Associação brasileira de Exportadores)

Adubo financeiro
O mercado de Londres prepara o lançamento de contratos de opção de celulose. O produto já é cotado na Bolsa de Helsinque desde 96.

Sem papel
Há muita oferta de crédito por parte dos bancos. Os juros estão em queda. Mas falta papel no mercado: ou seja, duplicatas.

Marcha lenta
Segundo os analistas, dois fatos explicam a falta de duplicatas: 1) com os juros em queda, os empresários descobriram que rende mais capitalizar as empresas do que aplicar no mercado financeiro; e 2) estão freando os negócios entre a indústria e o varejo.

Preparando o terreno
Segundo Ricardo Pelúcio, da Contibrasil, uma das principais exportadoras de grãos, o movimento do campo indica que a próxima safra de soja será de 15% a 20% maior que a atual.

Segurando preço
Pelúcio tem notado interesse dos produtores de soja em já negociar a venda da próxima safra. "Existem instrumentos para fixar o preço de maio de 98."

Carga pesada
O comércio que trabalha com estoques para mais de 60 dias está com a língua de fora, apesar de vender mais em 97 do que vendeu no mesmo período de 96.

Acertando o ponteiro
A Dimep vem se especializando em fabricar relógios especiais para torres de entrada de shoppings. Neste mês inaugura o relógio da torre do shopping Metrópole de São Bernardo do Campo.

Frio acanhado
Os supermercados só não vendem mais alimentos congelados e semi-elaborados por falta de espaço na seção de refrigerados, afirma Fernando Falco Pires Correa, diretor-geral da Bonduelle no Brasil.

Recado a jato
A Teletrim é a operadora oficial do GP Brasil de Fórmula 1. A empresa forneceu 50 pagers para a International Promotion, organizadora do evento.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Ajuste dos bancos continua, diz Setubal
Próximo Texto: Um triângulo nem sempre amoroso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.