São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente de IPM foi acusado

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Inquérito Policial Militar que apura a tentativa de assassinato contra o músico Silvio Lemos já foi acusado e absolvido em processo. Ele era acusado de matar um homem em um tiroteio.
O fato aconteceu em 12 de março de 1983. O capitão Ícaro Demétrio Santana comandou, na época, a ação de policiais militares na rua Itaguarana, em Cidade Vargas (zona sul de São Paulo).
Três homens estavam assaltando uma casa. Segundo a versão dos PMs, dois se entregaram após o cerco da casa, mas Ivo Kuriti teria fugido em direção a um matagal.
Nele, o suspeito foi morto com nove tiros. Três disparos acertaram os braços e mão direita do acusado. Dois o acertaram pelas costas. Os outros disparos o atingiram no peito.
Segundo a versão dos policiais, o suspeito descarregou um revólver em direção aos PMs, tentando atingi-los durante a fuga. O inquérito foi concluído e remetido ao Ministério Público, que denunciou os policiais envolvidos na operação, alegando que eles teriam agido com excesso.
O decisão do processo contra o capitão foi unânime. Todos os cinco membros do conselho de sentença do Tribunal de Justiça Militar -um juiz auditor e quatro oficiais da PM- decidiram absolver os policiais.
Eles consideraram a ação legítima e que não teria ocorrido excesso pelo fato de eles terem reagido de acordo com a violência demonstrada pelo suspeito.

Texto Anterior: PM tenta impedir fotos
Próximo Texto: 11 são presos acusados de orgia com menores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.