São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hino de recrutas estimula tortura

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) requereu informações ao ministro da Aeronáutica, Lélio Lôbo, sobre "incitação à violência" na Base Aérea de Santa Maria (RS).
Suplicy quer saber que providências foram tomadas em relação ao treinamento em que os recrutas marcham gritando: "Tortura é muito fácil de fazer, pega o inimigo e maltrata até morrer", mostrado anteontem pela TV Bandeirantes, no "Jornal da Band".
Nota do Ministério da Aeronáutica distribuída ontem considerou o fato "episódio isolado".
A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul encaminhou representação ao Ministério Público Federal e solicitou providências à Câmara Federal contra o fato.
O coronel Adolfo Azambuja, da Base Aérea de Santa Maria, diz que "os hinos não têm repercussão na formação dos recrutas".
A nota do ministério diz que foram "tomadas as medidas administrativas cabíveis". A nota diz que "o soldado em treinamento deve desenvolver o espírito combativo para que seja capaz de superar pressões físicas e psicológicas".

Texto Anterior: Processo contra PM se arrasta há 2 anos
Próximo Texto: Pissardo é condenado a 63 anos de prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.