São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelourinho desvenda culinária da Bahia

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A culinária baiana ganha, merecidamente, o status de grande cozinha com o tratamento dado ao tema no livro "A Culinária Baiana no Restaurante Pelourinho", editado pela Senac Nacional.
O pretexto do livro é celebrar 50 anos do Senac e divulgar seu restaurante de Salvador, instalado no complexo de três casarões restaurados na histórica área do Pelourinho, onde funciona o Centro de Formação em Hotelaria e Turismo mantido pela entidade. Os casarões são do século passado, a escola existe desde 1975.
O trabalho foi entregue à coordenação da editora carioca Salamandra, e o resultado é uma bela peça de cultura e gastronomia, que festeja sucintamente uma das culinárias mais ricas do país.
"A estética da cozinha baiana pontua-se pelas características do litoral e Recôncavo com o dendê imperando, o leite de coco em moquecas, arroz de coco, camarões; e a do sertão com feijões, farinhas, carne-seca, pirão de leite, queijos, ensopados, buchadas, escaldados, rapadura", diz o texto do livro, celebrando o caráter de uma mesa que combina os continentes africano, europeu e americano.
Esta introdução faz um apanhado analítico da culinária baiana em relação à cultura local. Foi escrito pelo antropólogo e museólogo Raul Lody, e sucede uma apresentação feita pelo jornalista Mauro Marcelo Alves sobre o restaurante do Pelourinho.
A seção de receitas é dividida em pratos principais, doces, e a "ceia baiana" -como é conhecido o lanche de fim de tarde, saboreado com bolo de aipim ou de milho, mingau de tapioca, mugunzá, canjica e outras iguarias.
A embalagem em que vêm os textos é extremamente atraente. O design do livro é do premiado artista gráfico Victor Burton, e parece jogar com a sutileza das cores esmaecidas da paisagem arquitetônica histórica de Salvador. Já as fotos, em contraste, exploram as cores vivas da mesa baiana, e são de autoria de Sergio Pagano, um especialista nesta área.
As fotos retratam não somente os pratos ensinados, apresentados em belas produções, mas também a paisagem de Salvador: o que as torna duplamente apetitosas.
(JM)

Livro: A Culinária Baiana no Restaurante Pelourinho
Preço: R$ 75 (132 págs.)
Onde comprar: pelo telemarketing, tel. 021/266-1522, ramais 153 ou 163; ou pela Internet, no endereço www.booknet.com.br

Texto Anterior: Preços altos mantêm o mito d'O Leopolldo
Próximo Texto: Trabalhista promete incentivo a novos talentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.