São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Joint Forces coloca deficientes físicos para dançar

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A exemplo do grupo de dança inglês CanDoCo, que se apresentou em São Paulo em novembro, a Joint Forces Dance Company inclui deficientes físicos para revelar novas perspectivas sobre a arte do movimento.
Hoje, no Centro Cultural, os dois principais integrantes da Joint Forces -Alito Alessi e Emery Blackwel- apresentam as coreografias "Rodas da Fortuna", "Tango Tangle" e "From There and Back Again". Alessi, que não é deficiente físico, fundou em 1987 a Joint Forces, cuja sede está localizada na cidade norte-americana de Eugene, no Oregon. Cinco anos antes, Alessi já vinha se dedicando a um projeto denominado DanceAbility, que conquistou reconhecimento internacional com sua proposta de colocar em pé de igualdade pessoas capacitadas ou não fisicamente.
Junto com Emery Blackwell, que possui paralisia cerebral, Alessi também demonstrará a filosofia e a técnica do Joint Forces nos workshops que ambos realizarão na A.A.C.D. e na USP.
"A dança me ajudou a alcançar mais pessoas do que todos os meus anos pressionando a legislatura", diz Blackwell, que durante muito tempo lutou politicamente pelos direitos dos deficientes.
Em suas coreografias, o Joint Forces utiliza como principal recurso a técnica "contact improvisation", que se baseia no apoio mútuo entre os bailarinos por meio de diferentes pontos de contato.
Steve Paxton, que inventou esta técnica em 1972, é uma das expressões mais importantes da dança pós-moderna norte-americana. Utilizando a técnica, Paxton já realizou coreografias dançadas somente por cegos. Duas brasileiras que dominam o contact, Tica Lemos e Lu Favoreto, participam do espetáculo com a coreografia "Estradas".

Espetáculo: "Rodas da Fortuna"
Quando: hoje, 21h30
Onde: Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, tel. 277-3611)
Quanto: R$ 8,00
Workshops: dias 5 e 6 na A.A.C.D. (informações, tel. 570-2071) e dias 11, 12 e 13 no CEPEUSP

Texto Anterior: TRECHO
Próximo Texto: Buemba! Corre que a polícia vem aí 33 e meio!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.