São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder do MST fala a sem-teto em SP

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Gilmar Mauro, da direção nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), visitou na tarde de ontem o casarão das alamedas Nothmann e Cleveland, em Campos Elíseos, ocupado por sem-teto de São Paulo ligados ao Fórum dos Cortiços e à União dos Movimentos por Moradia (UMM).
Após a visita, Mauro fez uma palestra para cerca de 60 moradores do casarão, cuja invasão completa um mês hoje. "A reforma agrária não vai sair se nós não lutarmos juntos. E a reforma urbana não vai sair sem o nosso apoio", disse.
Segundo Mauro, o momento atual, em que a luta dos sem-teto começa a ganhar mais espaço em São Paulo, é importante para começar uma luta conjunta e nacional dos dois movimentos.
O MST acertou em reunião na semana passada com a Central de Movimentos Populares (CMP), à qual é filiada a UMM, que ônibus de São Paulo irão até Brasília, no dia 17 de abril, engrossar a Marcha Nacional pela Reforma Agrária, Emprego e Justiça, promovida pelo MST, que espera reunir 50 mil pessoas na capital federal.
Na mesma reunião, a CMP pediu ajuda do MST para organizar uma marcha conjunta no Estado de São Paulo, prevista inicialmente para 7 de setembro, reunindo os dois movimentos.
Para Verônica Kroll, do Fórum dos Cortiços, os sem-teto precisam aprender muito, em organização, com o MST. Ela disse que pretende visitar assentamentos.
Mauro disse que membros do MST deverão vir conhecer o casarão e doar alimentos produzidos em assentamentos do movimento.

Texto Anterior: Empresa vai criar protótipo de fura-fila
Próximo Texto: Câmara engaveta projetos feministas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.