São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Giselle" será o carro-chefe

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Apesar do gosto de Pierre Lacotte por obras clássicas, o Ballet National de Nancy também vai dançar criações contemporâneas nos espetáculos que realizará em Brasília (dia 22 de abril), São Paulo (23 a 25 de abril), Porto Alegre (26 e 27 de abril) e Rio de Janeiro (29 de abril e 1º de maio).
O carro-chefe será "Giselle", obra-prima de 1841, que ganhou uma montagem primorosa de Lacotte.
Para interpretar um dos principais personagens de "Giselle", a rainha das Willis, o diretor escolheu a brasileira Ana Gonzaga, que integra o corpo de baile do Ballet de Nancy.
Mas um segundo programa também reunirá obras de Balanchine, Jiri Kylian, Oscar Araiz, do jovem coreógrafo inglês Richard Wherlock, além da obra "Léphemre", de um novo criador francês, Norbert Schmuki, que utilizou música do compositor brasileiro Manuel Varella.
"Além de preservar os clássicos, o Ballet de Nancy possui formação técnica e versatilidade para também interpretar o que há de bom no repertório moderno", afirma Lacotte.
No programa contemporâneo, Lacotte ainda incluiu uma coreografia de sua autoria: "Te Deum", sobre uma composição homônima de Bizet.
"Descobri essa partitura esplêndida e pouco conhecida, que Bizet escreveu em sua juventude, para esse espetáculo que me foi encomendado para um evento em homenagem à princesa Grace, de Mônaco", ele explica.
Casado com a bailarina francesa Ghislaine Thesmar, com quem dividiu a direção do Ballet de Monte Carlo, Lacotte acredita que criadores contemporâneos como Jiri Kylian, Maguy Marin e Pina Bausch serão os clássicos do próximo milênio.
"Contudo, temos hoje muitos coreógrafos célebres, não exatamente pelo valor de seus trabalhos, mas pela publicidade que sabem cultivar em torno de si. A maioria são tolos, que não sobreviverão no futuro", avalia Lacotte.
(AFP)

Texto Anterior: Lacotte traz história do balé francês a SP
Próximo Texto: Dois 'Béjarts' se mostram em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.