São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa França-Brasil passou por reformas

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A retrospectiva da obra do pintor Cícero Dias abre uma nova fase na Casa França-Brasil. Depois de oito meses em obras, a casa recebeu um equipamento de ar-condicionado central, uma área para reserva técnica e entra na disputa para sediar grandes exposições na cidade.
"Vamos poder concorrer com grandes instituições para trazer exposições e entrar no circuito internacional", diz o secretário estadual de Cultura, Leonel Kaz, interessado em trazer para o local uma mostra de Salvador Dalí.
A reforma custou R$ 1,7 milhão. Cerca de R$ 1,25 milhão foi gasto nas obras de climatização. O sistema permite regular a temperatura interior dos salões de exposição em 21 graus centígrados, considerada ideal pelo curador da exposição, Jean Boghici.
A instituição ganhou também um sistema de iluminação novo, regulável de acordo com as necessidades de preservação das obras.
No pátio ao fundo da casa foi construída uma reserva técnica, também climatizada, para o armazenamento das obras.
A Casa França-Brasil foi construída no início do século 19, com a chegada da missão francesa ao Brasil. Em estilo neoclássico francês, a casa foi projetada pelo arquiteto Grandjean de Montigny para servir como posto alfandegário. Passou a funcionar como centro cultural em 1985.
(CG)

Texto Anterior: Década de 20 foi marcante
Próximo Texto: Tapa desmascara a hipocrisia familiar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.