São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa reembolsa quem dá caronas

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa Ivix, subsidiária da IBM, montou um programa de carona entre os funcionários que, se não evita que rodem de automóvel, pelo menos aumenta a ocupação dos veículos.
A companhia reembolsa 100% das despesas de combustível para quem se compromete a pegar um colega no caminho para o trabalho. Dois caronas representam reembolso de 110% e três, de 123%. A parte que excede o 100% se destina a remunerar o gasto com manutenção e seguro.
"O programa foi além das nossas expectativas", afirma Monete Vallenari, gerente de marketing da Ivix. "Não esperávamos a adesão que temos hoje, de perto de 40% dos cerca de 130 colaboradores."
A idéia surgiu quando, em 1992, a empresa teve que deixar o prédio em que funcionava, ao mesmo tempo em que parou de contar com o serviço de ônibus de uma companhia de que se desligou.
A nova sede não tinha vagas no estacionamento suficientes para todos os funcionários. Segundo a Ivix, 95% têm nível superior, por isso é comum que andem com veículo próprio.
"Já se falava em rodízio de carros na época e pensamos em aliar as três coisas: resolver o problema do estacionamento, oferecer uma alternativa aos antigos ônibus e fazer algo pela qualidade de vida na cidade", afirma Monete.
Para a gerente, a iniciativa não pode ser considerada nociva ao trânsito na cidade. "Nossos colaboradores dificilmente usariam transporte coletivo e o problema não é o carro, mas o carro vazio."
Ganhos adicionais
A empresa constatou ganhos inesperados no programa, batizado de Car Pool: aumentou a integração entre os funcionários e sua pontualidade.
"Pensei que eu não poderia dar ou receber carona, por causa da incompatibilidade de horários", diz Malena Martelli, 33, gerente de satisfação de pessoal e qualidade, que entrou no Car Pool há dois meses, porque está grávida e impedida de dirigir.
"Mas a necessidade me fez ver que a carona, além de viável, é mais agradável."
(RSc)

Texto Anterior: 'Engarrafado passivo' é vítima no trânsito
Próximo Texto: Carro gerou gasto hospitalar de US$ 785 mil em 89
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.