São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Irei às últimas consequências"

FREDERICO VASCONCELOS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Minha candidatura à presidência da Fiesp é irreversível e irei às últimas consequências", diz Joseph Couri.
Presidir a federação das indústrias é um projeto antigo de Joseph Couri, um empresário que rompeu várias barreiras para ser admitido -junto com seu sindicato- na principal entidade da indústria paulista.
A despeito das restrições feitas por industriais mais conservadores, o trabalho desenvolvido por Couri junto a pequenos e micros industriais frutificou.
Liderança
Com indiscutível liderança nesse segmento, foi decisivo o seu apoio a Moreira Ferreira na primeira eleição do atual presidente. Hoje, o dirigente do Simpi diz que conta com o apoio da "esmagadora maioria das delegacias do Ciesp".
"São apoios formais, por escrito", diz. Segundo ele, o nível de comprometimento em torno de sua candidatura não lhe permitirá fazer composições.
"Tenho documento registrado em cartório dizendo que não participarei de qualquer chapa em que não esteja na cabeça", diz. "Ou saio na cabeça, ou vamos bater de testa", diz Couri.
Disputa anunciada
Couri entende que a estratégia de Moreira Ferreira era "quanto mais para a frente jogar o assunto, melhor".
A reunião no Sesi de Vila Leopoldina foi vista como uma reação do "establishment" à desenvolta articulação do representante das micros e pequenas indústrias.
Couri confirma que o presidente da Fiesp o havia informado previamente do encontro de sexta-feira.
"Da nossa parte, Moreira Ferreira tem de ser o presidente até o último dia", diz. "Mas isso não impede que nós visitemos todas as delegacias do Ciesp".
"Quando Moreira Ferreira colocou meu nome como vice-presidente do Ciesp, há três anos, eu disse que seria candidato", diz.
Segundo o presidente do Simpi, Moreira Ferreira teria lhe prometido que, se Couri viabilizasse essa candidatura, seria o nome da situação para sucedê-lo.

Texto Anterior: Moreira quer coordenar disputa por sua sucessão
Próximo Texto: Lazer pode levar à ascensão profissional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.