São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cooperativas são as 'vedetes' do mercado

ALEXANDRE LOURES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Impulsionadas pela falta de recursos governamentais para empreendedores do setor imobiliário, as cooperativas habitacionais já lideram o segmento em número de unidades lançadas.
No ano passado, segundo dados da Sinduscom (Sindicato da Indústria da Construção Civil), em 1996, 20% dos imóveis do Estado foram construídos em sistema de cooperativa. Esse percentual corresponde a cerca de 26 mil unidades.
A cooperativa habitacional é uma sociedade civil sem fins lucrativos formada por pessoas que pretendem adquirir um imóvel a preço de custo.
A Folha traz nesta edição uma relação de 27 empreendimentos, que variam de R$ 28 mil a R$ 60 mil e podem ser financiados em até 106 meses. O único inconveniente das cooperativas é o prazo de entrega que pode ser de até dez anos.
Como fazer
Para formar uma cooperativa, é necessário a associação de, no mínimo, 20 pessoas e a aprovação de um estatuto pela maioria.
Os associados devem também eleger uma diretoria executiva e um conselho fiscal com suplentes.
O estatuto da associação deve ser encaminhado para a aprovação na junta comercial, que, usualmente, submete o documento a apreciação da OCESP (organização das cooperativas do Estado de São Paulo).
Depois de formada oficialmente a cooperativa, os associados começam fazer pagamentos periódicos para a formação de um fundo de recursos, que serão empregados na construção da obra.
A entrega das unidades prontas varia de um a dez anos e pode ser realizada de três formas: sorteio, antecipação das prestações ou por acordo prévio.

Texto Anterior: Saiba como usar seu fundo de garantia
Próximo Texto: O que é um órgão assessor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.