São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é um órgão assessor

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para evitar os problemas burocráticos da formação de uma cooperativa, os associados podem optar pela contratação de um órgão assessor.
Essas empresa cuidam de todo o processo de organização de uma cooperativa.
Em troca recebem uma taxa que varia de 5% a 8% do montante movimentado pela cooperativa.
O Inocoop-SP, por exemplo, em 30 anos de existência, já administrou 18 empreendimentos habitacionais com cerca de 9,15 mil unidades construídas no Estado de São Paulo.
Os órgãos assessores também podem ser contratados para cuidar de apenas uma etapa da formação da cooperativa, como a construção da obra.
Trâmites
Segundo José Rocha Giongo, diretor da Sincooesp (Sindicato das Cooperativas do Estado de São Paulo), as empresa assessoras se tornaram uma necessidade por causa do desconhecimento que algumas associações tinham do processo de formação de uma cooperativa.
"Os responsáveis pelas primeiras cooperativas, geralmente líderes de sindicatos, não tinham o desembaraço necessário para elaborar e tocar o negócio" diz.

Texto Anterior: Cooperativas são as 'vedetes' do mercado
Próximo Texto: Sistema exige cuidado redobrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.