São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

RICARDO SASAKI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Enquanto o homem de algumas décadas atrás podia, em geral, ser considerado como "monorreligiosamente influenciado", nossa posição atual frente ao sistema de modelos de espiritualidade é caoticamente multiforme. Novas palavras penetram em nosso vocabulário e, de repente, nos vemos em nosso cotidiano ouvindo sobre regressão de vidas passadas, carma, esoterismo ou era de Aquário.
Se, antigamente, era suficiente entender razoavelmente um só sistema religioso, ninguém, nos centros urbanos de todo o mundo moderno, deixa de sentir a influência de culturas e correntes de pensamento nem sequer previstas no passado, impondo-nos o papel de tradutores interculturais e inter-religiosos, dançando capengas sem dicionários.

. Canalização ("Channeling")
É um nome moderno para a incorporação espírita, consistindo em técnicas de auto-sugestão por meio das quais o indivíduo é induzido a pensar que contatou todos os tipos de guias espirituais etéreos, provenientes de outra galáxia ou de outra dimensão. Não há mais mesas giratórias, incorporações violentas ou fenômenos excepcionais, mas se preserva a passividade mental, característica igualmente da mediunidade e do hipnotismo.
Uma das gurus do "Channelling", Katheryn Ridall, tem este conselho para aqueles que acharem que estão somente dando asas a uma fértil imaginação: "Quando meus alunos se queixam de estarem apenas inventando tudo, eu lhes digo: 'Ótimo, continuem a inventar!'±".

. Cientologia
Fundada em 1954 na Califórnia (EUA), pelo engenheiro Lafayette Ron Hubbard, começou como uma forma de terapia (a dianética) para se tornar uma seita com aspirações transcendentais, a qual já sofreu inúmeros processos na Europa e nos Estados Unidos por atividades suspeitas, envolvendo política e manipulação da consciência. Uma de suas características mais interessantes é possuir um aparelho, o eletrômetro Hubbard ou E-meter, o qual mede o pH ou a tensão superficial da pele, indicando o progresso espiritual do crente.
Com John Travolta e Tom Cruise em suas fileiras, a cientologia traz a concepção do "thétan", o "equivalente cientológico" da alma, o qual se reencarna sucessivamente na Terra em busca da perfeição. Como detalhe curioso, devemos dizer que Hubbard era escritor de ficção científica antes de iniciar o movimento.

. Esoterismo
Antigamente, significava tudo aquilo que há de mais interior numa tradição espiritual, daí "eso", interno. Indicava o conhecimento superior, a sabedoria, a ciência proveniente do contato com o transcendente e inefável.
Hoje, a palavra esoterismo indica justamente o oposto, significando tudo aquilo que era considerado de mais superficial e grosseiro. Ser esotérico hoje é acreditar praticamente em tudo -cristais, discos voadores, energias do além-túmulo, adivinhações- sem nenhuma discriminação, pois ter julgamento crítico, na Nova Era (a época em que vivemos ou estamos por viver, segundo os novos esotéricos), é não estar sintonizado com a "harmonia do cosmos".

. Fundamentalismo
É uma tendência presente menos nas religiões e mais na mente dos homens, tendência ao literalismo na interpretação de textos sagrados, o que leva ao adeus à metáfora, à alusão anagógica e ao simbolismo presente nas tradições religiosas. Está presente por toda a parte, mesmo fora de ambientes estritamente religiosos.

. Movimento carismático
Uma curiosa tentativa católica de fazer frente ao proselitismo neopentecostalista, propondo um fácil meio de ser "tomado" pelo Espírito Santo. Fortemente influenciado pelo protestantismo pentecostalista, apresenta em seus cultos a mesma descarga de energia psíquica em cantos e palavras sem sentido.
Um de seus traços marcantes é considerar como carisma do dom das línguas o balbuciamento de palavras incompreensíveis. Confiando que a "liberação do poder" do Espírito se manifesta pelo "dom das línguas" -o qual, para eles, é "um dom carismático no qual um indivíduo fala em voz alta numa língua não conhecida" ou ainda "uma resposta vaga e emotiva ao impulso do Espírito"-, eles vão de encontro ao que o cristianismo anterior afirmava sobre a glossolalia (o dom das línguas) ser "história, articulada e inteligível".

. Neopentecostalismo
O pentecostalismo surgiu em 1901 com o pastor metodista Charles Parham, nos Estados Unidos, e constitui o ramo mais numeroso entre os protestantes. É um tipo de versão pós-moderna do cristianismo, em que a dispersão e ausência de princípios, aliadas ao individualismo, trouxe a liberdade completa em termos de interpretação da religião. O reino, que antes era de Cristo, agora é de cada pastor, cada qual com sua opinião.
É o caso do neopentecostalismo das chamadas igrejas eletrônicas, das quais a Igreja Universal do Reino de Deus é o exemplo mais visível na mídia.

Texto Anterior: POLÍTICA
Próximo Texto: SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.