São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nápoles define padrão de pizza

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

Saverio Bovino ganhou o primeiro prêmio da convenção da Associação dos Pizzaiollos de Nápoles com uma receita que incluía creme de limão, biscoitos de amaretto, açúcar de confeiteiro, chocolate e molho de laranja.
"À noite, ou eu durmo, ou faço amor, ou penso em pizzas", disse Bovinoo sobre como cria receitas.
Dois anos atrás, a cidade contratou Carlos Mangoni, professor de nutrição na Universidade de Nápoles para estabelecer as regras que uma pizza deve seguir para ser uma pizza napolitana.
"Depois de muitos meses e US$ 30 mil, o professor Mangoni e seus assistentes acabam de publicar um ensaio de 42 páginas que cobre tudo: da contagem de calorias às origem homéricas da pizza."
Mas a parte mais importante é a que se refere aos ingredientes. "Mozarela sempre é bem-vinda. Tomate é obrigatório. Porções de queijo cheddar ou roqueforte, finas tiras de frango grelhado? No, grazie", escreve o jornal.
O contrato do professor Mangoni foi o primeiro passo na tentativa de criar uma pizza "di origine controlata", como são denominados os vinhos superiores italianos.
Um pequeno símbolo seria colocado na porta das pizzarias de Nápoles que atendem aos padrões do professor Mangoni.

Texto Anterior: Polícia acha explosivos em Sarajevo
Próximo Texto: Nápolitano define padrão de pizza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.