São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lisboa abre sindicância interna

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudionor Lisboa, determinou a abertura de uma sindicância interna, por parte da corregedoria, para investigar quais oficiais realmente sabiam da existência da fita de vídeo com as cenas de violência em Diadema e não avisaram o comando.
"Determinei a abertura da sindicância para apurar a transparência dos fatos", afirmou ontem Lisboa. Ele declarou ainda que não está satisfeito com as versões apresentadas até o momento, e deixou claro que qualquer oficial pode ser afastado a qualquer momento.
Segundo Lisboa, os coronéis Carlos Alberto da Costa, Coji Yanaguita e Leuces André Pires de Moraes devem explicar por escrito, nesta semana, qual sua participação no episódio. "Quero saber quem não me comunicou".
Conforme o resultado da sindicância, os envolvidos serão punidos. Lisboa preferiu não adiantar quais seriam as punições. Ele afirmou que existe a possibilidade de Yanaguita e Moraes serem afastados. No entanto, preferiu não comentar a situação de Costa, seu braço direito no comando.
Lisboa voltou a afirmar que só tomou conhecimento de que existia a fita às 19h do último dia 31, pouco antes de as imagens serem veiculadas pela televisão.
Por causa das informações desencontradas, o comandante-geral da PM já teve que reafirmar isso ao secretário de Segurança Pública, José Afonso Silva, em quatro ocasiões.

Texto Anterior: 'Acareação' pode mudar cúpula da PM
Próximo Texto: Polícia Civil repudia pela Internet ação em Diadema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.