São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC faz cirurgia 'overnight' da próstata

AURELIANO BIANCARELLI
ENVIADO ESPECIAL A NOVA ORLEANS

O Hospital das Clínicas de São Paulo vem realizando um trabalho pioneiro ao empregar a "cirurgia overnight" para pacientes com crescimento benigno da próstata.
Em vez dos três dias de internação adotados convencionalmente, o paciente entra pela manhã, é operado em seguida e vai para casa na manhã seguinte, já com a sonda retirada.
Segundo ele, "pela primeira vez as filas para cirurgia de próstata desapareceram no HC". Ao longo de anos, a espera para esse tipo de operação tem sido de seis meses ou mais. As filas são comuns mesmo na Inglaterra. "Além de acabar com a espera, a redução dos custos é enorme", afirma Freire.
Nos EUA, os pacientes retornam para casa no dia seguinte, mas permanecem três dias com a sonda. Em várias instituições no Brasil, a alta e a retirada da sonda precoces já vêm sendo adotadas, mas em pacientes selecionados.
O crescimento benigno da próstata comprime a uretra e provoca sintomas como esvaziamento incompleto da bexiga, gotejamento, jato fraco, retenção e urgência urinária. Cerca de 60% dos homens acima de 60 anos sofrem do problema. Um número cada vez maior deles vem substituindo a cirurgia por medicamentos que reduzem ou eliminam os sintomas.
Anestesia
Outro trabalho do HC -ainda em andamento e também considerado inédito- é o emprego da anestesia local para esse tipo de cirurgia. "De 20 operados, só quatro sentiram dor. Os outros 16 disseram que optariam pela mesma anestesia se tivessem de repetir a cirurgia", diz Campos Freire. Segundo o médico, não há estudos semelhantes em outro país.
"Para próstatas pequenas, essa prática já se mostrou eficiente", diz. A anestesia local -que substitui a raquidiana ou a peridural- é feita com um gel anestésico na uretra e a aplicação de droga por endoscopia nos locais da próstata que serão retirados.
Luiz Carlos Rocha, urologista e professor da Universidade Federal do Paraná, diz que a anestesia local tem riscos, pois não se sabe quanto da droga o organismo está absorvendo. "Mas é uma excelente alternativa para pessoas que têm contra-indicação para receber outras anestesias", afirma.

Texto Anterior: Empresa descumpre prazo, diz leitora
Próximo Texto: Planos de saúde descumprem a lei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.