São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forjando alianças; Pré-qualificação; Atendendo a demanda - 1; Atendendo a demanda - 2; Em expansão; Piso limpo; Abrindo espaço; Torre de Babel; Guerra do macarrão; Na boca da garrafa; Frota ampliada; Gerenciando a marca; Tijolo com tijolo; Mesmo passo; Na fonte; Taco próprio; Em gestação; Mercado milionário; Na fila

Forjando alianças
Empresários de autopeças, máquinas, eletroeletrônicos, fundição e forjaria se reuniram para debater a sucessão na Fiesp. Têm simpatias pela candidatura não oficializada de Horácio Piva. Mas podem lançar candidato próprio.

Pré-qualificação
Esses empresários só apoiarão quem se comprometer a acabar com as contribuições compulsórias e defender o fim da unicidade. Querem um sistema "mais parlamentarista" e profissional de gestão na Fiesp e no Ciesp.

Atendendo a demanda - 1
A Metalpack vai duplicar sua capacidade de produção de bisnagas de alumínio multicamadas de plástico -de 14 milhões de unidades/mês hoje- em dois anos.

Atendendo a demanda - 2
"A classe emergente passou a comprar remédio e pasta de dente. E o Brasil vai concentrar a produção de toda a América do Sul", diz Silvio Hofstetter, diretor-superintendente da Metalpack.

Em expansão
Ao abrir hoje a 14ª Abrin (Feira Internacional de Brinquedos), o presidente da Abrinq, Synésio da Costa, dirá ao ministro Dornelles que a indústria espera produzir neste ano 180 milhões de unidades, 25% a mais do que em 96.

Piso limpo
Em parceria com empresa japonesa, a catarinense Itagrês está lançando produto inédito no país: a cerâmica bactericida (para hospitais, cozinhas etc.). A produção começa em 15 dias e vai custar de 20% a 30% a mais que o comum.

Abrindo espaço
A Receita abriu licitação para instalação dos dois primeiros armazéns alfandegados na região Norte do país -Manaus (AM) e Belém (PA). O objetivo é desafogar portos e aeroportos.

Torre de Babel
A Item e a Fernando Rocha Comunicação foram as escolhidas pela Globalink, dos EUA, para o lançamento de dois softwares de tradução. O mercado mundial de tradução fatura US$ 15 bilhões e cresce de 20% a 25% ao ano.

Guerra do macarrão
Com a compra da indústria de massas gaúcha Isabela, o grupo argentino Canale passa a disputar a liderança do mercado brasileiro com a Adria e a Selmi.

Na boca da garrafa
A diretoria da Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens PET inicia amanhã detalhamento do projeto de franquia de coleta e reciclagem de garrafas PET. A produção do setor soma 2 bilhões de unidades por ano.

Frota ampliada
Remi João Zarth, da Unidas Rent a Car, reúne-se no dia 25 em Belém, no Pará, com empresários interessados em adquirir franquia.

Gerenciando a marca
Após terceirizar sua produção, a Richards vai lançar franquias de suas lojas de moda masculina.

Tijolo com tijolo
O presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia e Qualidade na Construção, Júlio Capobianco, faz périplo pelo país junto com o IPT para montar sistemas de qualificação de qualidade para o setor.

Mesmo passo
A Timberland do Brasil realinha preços com a matriz dos EUA -um corte de 25%.

Na fonte
A São Paulo Alpargatas, que detém a licença da Timberland, passou a comprar direto do Oriente, eliminando intermediários. E ganhou montando calçados aqui. O produto tem imposto de importação de 36% e o couro, de 10%.

Taco próprio
Sete novos produtos com a marca Sé acabam de ser incorporados aos 43 já comercializados. A meta é que as vendas da marca alcancem 3% do faturamento total até o fim do ano, diz David Araújo Neto, diretor. Hoje, são de 1,82%.

Em gestação
Peter Siemsen, brasileiro presidente da Associação Internacional de Proteção da Propriedade Intelectual, vai para Viena, na Aústria. Prepara a convenção da Aippi de 98, que será realizada no Brasil.

Mercado milionário
O Brasil, hoje, é um dos cinco maiores mercados mundiais de marcas e patentes. Só em 96, foram feitos 65 mil pedidos de registro de marcas e, no primeiro semestre de 95, foram pagos ao exterior US$ 230 milhões em royalties.

Na fila
A volta da promoção Vale 1000 nos shoppings Paulista, West Plaza e Plaza Sul registrou em apenas quatro dias 14 mil participantes.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Captação em organismo mundial volta a ser positiva
Próximo Texto: Social-democracia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.