São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conta pode ser bloqueada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Partido Socialista suíço pediu este final de semana o bloqueio das contas do presidente do Zaire, Mobutu Sese Seko, no país. Especialistas questionam, entretanto, se a fortuna de Mobutu, calculada em mais de US$ 2 bilhões, permanece em bancos suíços.
O assessor de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, Franz Egle, disse que o presidente não deverá obter novo visto de entrada no país. Mobutu tem uma mansão em Lausanne.
O visto de Mobutu havia sido prolongado no ano passado por "razões humanitárias" devido ao período de convalescença após uma cirurgia de câncer na próstata. Em novembro, autoridades suíças se negaram a renová-lo, e Mobutu teve de continuar o tratamento na França.
O bloqueio de contas de Mobutu é de competência do governo federal, onde os socialistas são minoria.
Analistas acreditam que Mobutu vem transferindo recursos para fora da Suíça desde o ano passado. "Nada nos faz pensar que seus fundos continuem na Suíça. O risco para os bancos é grande quando não se trata de um cliente exemplar", disse a porta-voz da Associação Suíça de Banqueiros, Silvia Matile.
Ao contrário do que se acredita, contas bancárias anônimas inexistem na Suíça, já que a direção do banco conhece a identidade de seus clientes.

Texto Anterior: Rebeldes prometem retomar combates
Próximo Texto: Cuba terá monumento de Niemeyer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.