São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuba terá monumento de Niemeyer

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O arquiteto Oscar Niemeyer projetou uma escultura de 20 metros de altura, ao custo de US$ 150 mil, que será erguida em frente à seção de interesses dos Estados Unidos em Havana.
A obra, um monumento à resistência cubana ao bloqueio comercial norte-americano, será financiada por grupos latino-americanos de solidariedade a Cuba.
A informação foi divulgada por intermédio do jornal "Juventud Rebelde" pelo Ministro da Cultura, Abel Prieto.
Ele espera ver concluída a escultura até fevereiro do ano que vem, quando se comemora o centenário da primeira intervenção militar norte-americana na ilha.
Em 1898, a explosão do encouraçado Maine foi o pretexto dos Estados Unidos para entrar na guerra de independência de Cuba contra a Espanha.
Ainda segundo Prieto, o monumento pretende ser uma expressão de protesto de todos os homens e mulheres do mundo contra o embargo norte-americano.
Anel de concreto
A escultura é um grande anel de concreto interrompido em sua parte superior por uma bandeira metálica de Cuba. Foi projetada para resistir a ventos de 250 km/h e à erosão do salitre.
A construção está prevista para começar no final de julho e deve coincidir com o 14º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, em Havana.

Texto Anterior: Conta pode ser bloqueada
Próximo Texto: EUA têm menos crimes violentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.