São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA têm menos crimes violentos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A incidência de crimes violentos nos Estados Unidos caiu 12% durante o ano de 1995, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Departamento de Justiça dos EUA. Foi a maior queda do índice de violência nos últimos 24 anos.
Os dados indicam uma diminuição substancial de estupros e furtos, principalmente. O único item que se manteve estável foi o número de roubos de automóveis.
A maior queda foi registrada nos subúrbios, onde vive a maioria da população rica, seguida da zona rural e das grandes cidades, que concentram as classes pobres.
Entre a população negra registrou-se uma queda menor e, entre os hispano-americanos, as ocorrências violentas permaneceram inalteradas.
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas com 100 mil pessoas, para determinar se elas tinham sido vítimas de crimes. Por essa razão, exclui os homicídios.
No final dos anos 80, a violência nos Estados Unidos aumentou muito, principalmente por causa do crescimento das gangues urbanas e do tráfico de drogas.
O presidente Bill Clinton encarou os dados da pesquisa como consequência do sucesso de seu plano de combate ao crime. Pediu que o Congresso aprove imediatamente o pacote de leis contra a delinquência juvenil que o governo propôs em fevereiro passado.
As medidas prevêem penas mais severas e maior controle sobre a venda de armas a adolescentes.

Texto Anterior: Cuba terá monumento de Niemeyer
Próximo Texto: Vargas Llosa defende concessão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.