São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos de 4ª e 8ª série fazem provão

Avaliação em SP acontece quarta

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 1 milhão de alunos de 4ª e 8ª séries da rede estadual de ensino de São Paulo realizam na próxima quarta-feira as provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) -uma espécie de provão do ensino fundamental.
O objetivo desse sistema de avaliação, que foi implantado pela secretaria no ano passado, é acompanhar a evolução dos alunos e o desempenho das escolas estaduais.
A participação dos 581 mil alunos da 4ª série e dos 482 mil da 8ª série é obrigatória.
A rede particular da capital e algumas redes municipais também devem aderir, apesar de não terem de participar obrigatoriamente.
No ano passado, 23 escolas particulares da capital participaram. O desempenho dos alunos das particulares serve como parâmetro para a avaliação das públicas.
Os alunos responderão a 30 questões de múltipla escolha e a um questionário com dados pessoais e hábitos escolares.
Para a 4ª série, a prova abrange os conteúdos de português, matemática e redação da 3ª série. Para a 8ª série, a prova engloba conhecimentos de português, redação, matemática, ciências, história e geografia referentes à 7ª série.
No dia da avaliação, as aulas serão suspensas para os alunos das séries que não vão participar. As provas foram elaboradas por uma equipe de professores representantes das 145 delegacias de ensino do Estado.
Segundo a secretaria, com o resultado das provas de 96 foi possível diagnosticar problemas das escolas e propor soluções.
A intenção da secretaria é fazer do Saresp um sistema permanente de avaliação do ensino público fundamental. A avaliação -que no ano passado foi aplicada a alunos de 3ª e 7ª séries- deve se repetir para alunos de outras séries no ano que vem.

Texto Anterior: CNBB dá apoio estratégico a projeto sobre ensino religioso
Próximo Texto: Até muleta some para atrasar votação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.