São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro mostra dia-a-dia pouco glamouroso

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

"Donnie Brasco - Minha Vida Clandestina na Máfia", livro de Joseph D. Pistone no qual se baseia o filme com Johnny Depp e Al Pacino, está sendo lançado no Brasil.
A obra foi escrita pelo agente secreto que ficou seis anos infiltrado na máfia e desbaratou várias importantes quadrilhas do crime organizado norte-americano.
O mais interessante da obra de Pistone -nome que o agente do FBI não utiliza mais, pois sua cabeça foi "orçada" em US$ 500 mil- é mostrar o dia-a-dia da máfia. E ele é bem menos glamouroso do que nos livros de Mario Puzo.
Como o agente Donnie Brasco diz, a finalidade da máfia não é assassinar, mas sim roubar. As quadrilhas -as famílias-, organizadas, têm uma estrutura quase militar. Há os soldados (os "wiseguys") e os capitães. Cada superior tem homens sob seu comando e responde a mafiosos pertencentes a estratos mais elevados.
Não há grandes decisões, nem grandes tramas acontecendo. É claro que os assassinatos, inclusive de chefões, acontecem. Mas o que todo novato almeja é dinheiro.
Por isso, a pergunta diária é: "O que vamos roubar hoje?". Pode ser uma carga de roupas, medicamentos, perfumes; pode ser com máquinas de jogo, máquinas de venda automática, drogas.
Lefty é quem coloca Brasco dentro da máfia. No filme, ele é interpretado por Al Pacino. Descrito por Pistone, o personagem parece ideal para o ator: "No começo da casa dos 50 anos (...), era esguio, os ombros um pouco vergados". E o temperamento, explosivo, também parece com o do Al Pacino que estamos acostumados a ver.
O livro mostra toda a trajetória do policial. Desde como ele entrou para o FBI até sua experiência como agente disfarçado. Exibe as provas por que passou, as ameaças à sua vida, o afastamento da família.
Por sua causa, mais de cem prisões de mafiosos ocorreram. Mas, em compensação, Brasco/Pistone se condenou, e à sua família, a viver para sempre escondido.
Livro: Donnie Brasco - Minha Vida Clandestina na Máfia Autor: Joseph D. Pistone Lançamento: Record Quanto: R$ 28 (406 págs., mais 8 de fotos)

Texto Anterior: Agente é predador, diz Newell
Próximo Texto: Traição e amizade animam o filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.