São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indonésia proíbe ONU de ir a Timor Leste

Órgão quer investigar tortura

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Indonésia impediu que a Comissão de Direitos Humanos da ONU entrasse em Timor Leste.
O diretor de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores do país, Azarudin Masundio, disse que o governo não permitirá investigações sobre abusos de direitos humanos em Timor Leste. Masundio ressaltou, porém, que a Indonésia não se opõe a investigações que sejam feitas de fora do território.
A decisão indonésia responde à resolução aprovada pela Comissão de Direitos Humanos na quarta.
Na resolução, a comissão expressa preocupação sobre denúncias de casos de tortura e execuções sumárias em Timor Leste.
A resolução foi adotada depois que José Ramos-Horta, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1996 devido à sua atuação contra a ocupação indonésia de Timor Leste, apresentou um vídeo com supostas cenas de tortura praticada por soldados indonésios.
Timor Leste foi invadido pela Indonésia em 1975 e, um ano depois, foi declarada a sua anexação, ato não reconhecido pela ONU.

Texto Anterior: País tem tradição de escândalos
Próximo Texto: Colin Powell diz não ter sido avisado pela CIA; Espanha vai expulsar porta-voz da FIS; Sudão mata 300 soldados de Uganda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.