São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
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Aprendizado até 3 anos é fundamental

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um relatório com uma síntese das pesquisas sobre a atividade cerebral em crianças de zero a três anos foi divulgado ontem pelo presidente e pela primeira-dama dos EUA, Bill e Hillary Clinton.
Os dois passaram cinco horas na Casa Branca, sede do governo do país, discutindo com especialistas a importância de estímulos nessa faixa etária para o desenvolvimento intelectual do ser humano.
O documento, preparado pelo Instituto da Família e do Trabalho, de Nova York, mostra o consenso existente no meio científico sobre a necessidade de os pais conversarem, lerem e brincarem com seus filhos até os 3 anos de idade para assegurar melhores condições de aprendizado no futuro.
Segundo os neurologistas presentes, os estudos mostram que o número de palavras que uma criança ouve diariamente enquanto bebê é o melhor indicador do seu sucesso futuro na escola e no trabalho. Mas essas palavras precisam ser ditas por seres humanos atentos; TV e rádio não funcionam, segundo os cientistas.
Pesquisa mostra que 38% dos pais americanos acham que seus filhos de zero a três anos estão tendo a atenção necessária para assegurar seu sucesso.
(CELS)

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