São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que pensa Lula

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Brasília para acompanhar a marcha dos sem-terra.
Em um encontro com jornalistas, que terminou na madrugada de ontem, Lula fez uma análise sobre a atual conjuntura política. E expôs alguns de seus planos para 98:
1) FHC papa tudo - para o líder petista, é muito provável que o presidente Fernando Henrique Cardoso consiga mesmo aglutinar todos os partidos do centro para a direita do espectro político em 98.
Segundo as previsões de Lula, feitas com base no quadro atual, FHC será candidato a presidente com o apoio do PSDB, PFL, PMDB e PPB. Isso para não contar os partidos menores, como o PTB;
2) Maluf e Itamar - esses dois políticos têm hoje dificuldades para viabilizar uma candidatura presidencial em 98. Maluf deve ser candidato ao governo de São Paulo. Itamar ainda é uma incógnita;
3) Lula 98 - Como já foi registrado por toda a imprensa, o petista demonstra pouca vontade de ser candidato a presidente mais uma vez. Tem até uma frase pronta para isso:
"Eu já provei que 25% dos votos dos brasileiros eu tenho. Fiz isso duas vezes. O problema é que, para ser eleito, são necessários 50% dos votos";
4) o fator PT - Uma chance de Lula disputar sua terceira eleição presidencial consecutiva aconteceria no caso de seu partido lhe franquear um amplo leque de alianças. Mas essa possibilidade -de o PT se transformar da água para o vinho- é remota.
Lula sugeriu ao partido uma ampla discussão até o final deste ano. Deseja que as lideranças petistas conversem com potenciais aliados em todos os Estados. Concluídos esses contatos, Lula discutiria com a direção do PT, no início de 98, a conveniência de ser mais uma vez candidato a presidente.
Em resumo, é isso.
Em tempo: no caso de não ser o candidato do PT em 98, Lula diz que tampouco disputará outros cargos eletivos. "Vou andar pelo país", afirma.

Texto Anterior: Campos, a festa e a missa
Próximo Texto: Começo do fim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.