São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câncer de mama mata mais mulheres com nível superior

DA REPORTAGEM LOCAL

O câncer de mama, o tipo mais frequente entre as mulheres, atinge mais as classes sociais altas.
A alimentação rica em gorduras, própria da classe social à qual pertencem essas profissionais, pode ser um fator que leva à doença.
A gravidez tardia, adiada pelos planos profissionais, também deixa de dar à mulher a proteção contra o câncer de mama proporcionada pela gravidez para a mulher que amamenta até os 25 anos.
Segundo João Sampaio Góes Júnior, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor clínico do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), como toda doença crônico-degenerativa, o câncer de mama também está relacionado à alimentação rica em gorduras e à vida sedentária.
A advogada trabalhista e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Gisleine Silva Geraldo, 38, como muitas mulheres que têm uma rotina profissional atribulada, se alimenta mal e teve de adiar os planos de gravidez.
Apesar dos compromissos e viagens de trabalho, ela faz periodicamente o auto-exame e vai ao ginecologista a cada seis meses.
Além de cuidar da própria saúde, Gisleine também procura levar informações sobre o tema para advogadas da comissão que preside.
A principal causa de morte entre executivos paulistanos são os problemas cardíacos causados principalmente pelo estresse. Imre Nagy, 51, diretor-presidente de uma empresa, sofreu infarto há dois anos. Ele modificou seus hábitos alimentares, parou de fumar e de tomar café. Hoje pratica esporte.

Texto Anterior: Aids é principal causa de morte de mulheres que trabalham
Próximo Texto: Derrame é risco para prestadora de serviço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.